“Olhe pelo lado bom”… Todos nós já escutamos esse conselho alguma vez na vida ou já falamos ele para algum amigo em uma situação difícil. Mas qual é o bem que faz na gente olhar pelo lado bom? Faz nós nos sentirmos melhores ou só nos distrai temporariamente das emoções ruins que podemos vir a sentir? Essa frase na verdade não quer dizer que nós devemos focar somente no positivo – que seria negar uma parte da gente que existe nesse mundo e que não está feliz. Sem a escuridão nós não perceberíamos a luz.

Quando nós somos gratos e pensamos mais nas coisas boas do que ruins, nos tornamos cerca de 25% mais felizes. Quando ficamos o tempo todo pensando no que está errado, não deixamos muito espaço para pensar no que está dando certo. E quando fazemos o movimento contrário, começamos a perceber cada vez mais as bênçãos que temos na vida. E se você acredita na lei da atração, isso significa que você irá atrair cada vez mais coisas boas para a sua vida.

02.02.17 site

Praticar a gratidão aumenta a felicidade

Um estudo de 2003 conduzido por Emmons e McCollough mostrou o impacto positivo que a prática da gratidão pode ter na nossa vida.. A pesquisa foi feita com três grupos experimentais por dez semanas.

O primeiro grupo teve que escrever cinco coisas pela qual eles eram gratos por ter acontecido na semana anterior. Eles fizeram isso durante as dez semanas do estudo. Isso foi chamado de “condição da gratidão”.

Já o segundo grupo teve que escrever cinco aborrecimentos diários da semana anterior. Essa foi a “condição de aborrecimento”.

O terceiro grupo teve que listar cinco coisas que aconteceram na semana anterior e sem haver um foco necessariamente positivo ou negativo. Essa foi chamada de “condição de controle”.

O tipo de coisa listado pelas pessoas da “condição de gratidão” incluiu: pôr do sol entre nuvens, chance de estar vivo, a generosidade dos amigos, a oportunidade de votar.

E na “condição de aborrecimento”: difícil de encontrar estacionamento, queimem meu almoço, sem dinheiro para o combustível.

Antes do experimento começar os participantes mantiveram diários onde eles mantinham registros de seu humor, saúde física e atitudes gerais. Essas observações foram utilizadas para serem comparadas ao final do estudo. E no final o estudo comprovou que o nível de felicidade de quem é grato subiu 25%. Aqueles que estavam na “condição de gratidão” eram mais otimistas com o futuro, se sentiam bem com suas vidas e até faziam cerca de 1×5 mais vezes exercício físico na semana do que os participantes das outras duas condições.

Como implementar a gratidão no dia a dia?

Dependendo do seu estado atual, às vezes pode ser difícil achar coisas pelas quais somos gratos. Você pode estar passando por uma fase difícil, um término de namoro, a perda de alguém que ama, problemas financeiros… mas mesmo assim, existem muitas coisas na sua vida pela qual você pode ser grato. Quanto mais esforço você fizer para perceber essas coisas, mais fácil será. Aí se tornará um hábito e você começará, sempre, a se sentir grato.

Desafio da gratidão

Nós aqui do Medictando queremos desafiar todos vocês que estão lendo esse texto a manterem um diário de gratidão. Todos os dias, durante um mês, escreva uma coisa que você é grato. Se você teve um dia ruim e seu cachorro veio correndo te dar carinho, escreva isso no seu diário. Você pode colocar qualquer coisa pela qual se sinta grato(a). No final do mês leia o seu diário e perceba quantas coisas existem para ser grato. Reflita sobre as suas gratidões e perceba se seu humor mudou ou se você se sente mais inspirado. Lembre-se que a vida é sobre percepção. Se você focar no que está dando errado, você nunca irá perceber as coisas que estão dando certo.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!