Muitas pessoas consomem os alimentos de maneira rápida e sem pensar. Este é um hábito muito ruim que pode te levar a comer em excesso e engordar. Leia e entenda porque comer rápido demais pode ser um dos fatores que te leva a ganhar peso.

Comer muito rápido te leva a comer em excesso.

Hoje em dia as pessoas comem muito rápido e na correria – talvez seja por isso que os fast foods estejam mais populares do que nunca. Porém o que ninguém pensa é que o seu cérebro leva tempo para processar a comida e para mandar os sinais para o corpo de “estamos satisfeitos, pode parar de comer”. O cérebro leva cerca de 20 minutos para entender que você está satisfeito.

Quando você come rápido é muito mais fácil comer além do que o seu corpo realmente precisa. Com o passar do tempo, esse consumo a mais de calorias pode te levar a ganhar peso.

21-10-16-site

Comer rapidamente aumenta os riscos de obesidade

Um dos maiores problemas de saúde no mundo atualmente é a obesidade. É uma doença complexa que não é causada somente por uma dieta pobre em nutrientes e comidas gordurosas em excesso. Existem fatores externos que interferem na sua saúde como por exemplo, a sua rotina. Uma revisão recente de cerca de 23 estudos descobriu que pessoas que comem muito rápido tem o dobro de chances de se tornarem obesas com o passar do tempo.

Comer rápido pode te levar a desenvolver outros problemas

Comer rápido não pode somente te levar à obesidade ou ao ganho de peso. Também pode te levar a possuir outros problemas de saúde como:

  • Resistência à insulina:

    Essa condição é caracterizada por um número alto de açúcar no sangue e níveis altos de insulina, sendo uma das causas da diabetes tipo 2 e de síndromes metabólicas.

  • Diabetes tipo 2:

    Estudos apontam que pessoas que comem muito rápido possuem 2,5 vezes mais chances de desenvolver a doença se comparados com pessoas que comem mais devagar

  • Síndrome metabólica

    : As síndromes metabólicas são um grupo de fatores de risco que aumentam as suas chances de desenvolver dianetes, doenças do coração e outros problemas comuns de saúde.

  • Má digestão:

    Pessoas que comem muito rápido frequentemente reclamam de uma má digestão, o que é uma consequência direta de comer rapidamente. Eles dão mordidas maiores e mastigam menos do que deveriam, o que leva o estômago a ter dificuldade em digerir os alimentos.

  • Pouca saciedade:

    Esse não é um problema de saúde, mas é uma consequência muito importante. Pessoas que comem muito rápido não tiram o tempo para apreciar o que estão ingerindo, o que os leva a sentir fome rapidamente.

Resultado de imagem para enjoying food

Como comer mais devagar

Comer devagar traz muitos benefícios. Aumenta os seus hormônios de saciedade, ajuda você a não passar fome e diminui o consumo calórico. Também pode melhorar a sua digestão e como você se relaciona com os alimentos. Se você quer comer mais devagar, tente algumas dessas técnicas:

 

  • Não coma em frente de telas:

Comer na frente da TV, computador, celular ou qualquer outra distração pode te levar a comer demais e sem perceber. Também pode levar você a perder controle do quanto está comendo.

  • Coloque o garfo no prato enquanto mastigar:

    Isso vai te ajudar a ir mais devagar e a apreciar mais cada mordida.

  • Não fique com muita fome:

    Evite ficar com muita fome entre refeições. Isso pode fazer com que você coma rápido demais e faça péssimas escolhas alimentares. Deixe alguns lanchinhos saudáveis por perto para evitar que isso aconteça.

  • Tome água:

    Tomar água durante as suas refeições vai ajudar você a se sentir saciado e a comer mais devagar

  • Mastigue bem:

    Mastigue muito sua comida ante de engolir. Talvez ajude contar quantas vezes você está mastigando. O ideal são de 20-30 mastigações

  • Coma alimentos ricos em fibras:

    Comidas ricas em fibras como frutas e vegetais não são somente campeãs em te deixar saciado mas também levam tempo para serem mastigadas.

  • Dê pequenas mordidas:

    Pequenas mordidas te ajudaram a diminuir o ritmo da sua mastigação e farão sua refeição durar mais

 

Como qualquer novo hábito, comer devagar leva tempo e prática. Comece com uma das dicas anteriores e vá progredindo aos poucos, até que tudo se torne um hábito.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!