Muitas vezes a vida pode ser bem complicada. A maioria de nós já tem muita coisa para administrar no nosso dia a dia – trabalho, relacionamentos, família, exercícios físicos, sono… – e a maioria dessas coisas não está 100% sob o nosso controle. Descobrir o que está sob o nosso controle e o que não está pode nos ajudar a viver uma vida muito mais saudável e equilibrada. As vezes é difícil aceitar que certas coisas não estão sob nossa alçada, mas identificar o que podemos resolver e o que não podemos, nos leva a concentrar nossa energia em coisas práticas e que irão nos acrescentar algo. Ao aprender a lidar com o que está sob seu controle, você irá começar a fazer decisões mais positivas e produtivas, deixando o estresse e escolhas erradas de lado. Confira as sete coisas que você pode controlar para melhorar a sua vida:

Sua respiração

A maioria das pessoas nem pensa sobre o ato de respirar. Respirar é obviamente muito importante, mas conseguir focar na sua respiração é tão importante quanto. Você consegue sentir seu peito se expandir quando você inala a respiração? Onde você sente o peito mais alto e cheio? Respirar é a melhor técnica que existe para relaxar e desacelerar o ritmo dos seus pensamentos. Assim que você experimentar uma situação desagradável, respire fundo e devagar e mantenha seu foco não em quão ruim a situação é, mas em sua respiração. Quando você está focando na respiração, pode conter “um” quando inala e “dois” quando exala. Quando você chegar no dez, comece novamente. Apostamos que você irá começar a se acalmar logo, logo.

Sua relação consigo mesmo

Todos nós escutamos diversas vozes na nossa cabeça. E muitas vezes essas vozes são críticas e se infiltram no nosso caminho de felicidade e sucesso. Tente contar quantas vezes você se deixou levar por pensamentos ruins que criou sobre si mesmo/a? Você irá ficar surpreso com a frequência com que você duvida de si mesmo. O que você precisa aprender é a reconhecer essa voz e substituir ela por palavras de encorajamento, mudando suas atitudes. Tente falar consigo mesmo com compaixão. Por exemplo, ao invés de dizer que você não é bom o suficiente, lembre-se que você é digno/a de tudo que tens e que é amado pelas pessoas ao seu redor.

Dad, Mom And Son Child Flying A Kite In Summer Nature

Sua gratidão

Se você conseguir praticar a gratidão diariamente, sua felicidade e produtividade irão aumentar. Cultivar a gratidão nos treina a focar na esperança, nos mantém inspirado/a e nos deixa otimistas, nos levando a ter coragem e resistência para persistir em frente às adversidades da vida.

Sua linguagem corporal

Através da sua linguagem corporal você pode demonstrar diversas coisas como poder e confiança, por exemplo. Se você adotar uma postura de poder, por exemplo – mãos na cintura, pés firmes no chão que te levam a ocupar mais espaço – isso aumenta o cortisol e a testosterona do corpo. O resultado? Essa “posição de poder” vai fazer você se sentir mais confiante. Pense isso antes de ir para qualquer evento importante. Sua linguagem corporal diz muito sobre você.

Sua saúde física e mental

Se exercitar é a chance que você tem de ouvir uma boa música e não pensar sobre nada enquanto deixa seu corpo em forma. Se mexer ajuda a deixar a sua mente livre e seu cérebro com mais espaço para estímulos criativos. Caminhar por exemplo, aumenta a criatividade e o foco. Exercitar o seu cérebro é extremamente importante também, seja através de quebra-cabeças ou de Sudoku, palavras cruzadas, leitura de livros. Meditar também é uma ótima escolha para o exercício mental.

Sua alimentação

Mesmo que pareça ser muito bom e uma tentação, junk food é só coisa ruim. Ela deixa seu corpo e cérebro mais lentos e tristes. Consumir muito açúcar está ligado com diversas condições de saúde – como doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas – sem falar nas mudanças de humor que acabam com sua produtividade. Além disso tudo, as comidas processadas ajudam a causar doenças crônicas como diabetes e obesidades. Controlar a sua alimentação é algo muito importante para garantir sua saúde agora e futuramente. Pense nisso.

Seu sono

Dormir é crucial para manter o foco, a concentração, a performance no trabalho e a acadêmica, manter seu apetite sob controle e para diversos outros benefícios na sua saúde. Para ter um sono de qualidade, você deve estabelecer uma rotina de horário para dormir e horário para acordar. Se o seu cérebro não consegue se acalmar enquanto você tenta dormir, pense “Eu estou orgulhosa do que fiz no dia de hoje e agora deixarei meu cérebro e corpo descansar”

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!