Os benefícios de uma dieta rica em fibra são inúmeros. Além delas ajudarem seu intestino a funcionar direito elas reduzem o risco de ataques cardíacos, hipertensão e doenças do coração. Infelizmente muitas pessoas ainda não consomem as quantidades diárias de fibra necessárias.

A fibra é algo que o nosso corpo precisa e que nunca digere . Na verdade praticamente a mesma quantia que entra no corpo, sai – se é que vocês me entendem. Ela existe em duas variáveis, a solúvel e a insolúvel e a maioria dos alimentos possui uma combinação de ambas. As fibras solúveis se transformam em gel no estômago e desaceleram a digestão, o que ajuda a baixar o colesterol e a glicose do sangue. As fibras insolúveis, por outro lado, mantém-se intactas até o cólon, fazendo com que nossos dejetos fiquem mais pesados e macios, para que eles consigam descer pelos intestinos mais facilmente. Apesar dessas diferenças, nenhum dos dois tipos de fibra é absorvido pelo corpo humano.

Não consumir fibras diariamente geralmente nos leva a ficarmos constipados, o que pode fazer com que a ida ao banheiro seja dolorida e inconfortável. Comer pouca fibra pode tornar difícil controlar o açúcar no sangue e o nosso apetite, porque é ela que regula a velocidade da digestão e que contribui para a saciedade. Porém tudo que é demais faz mal né? Comer muitas fibras pode fazer com que a comida se movimente rápido demais no intestino, o que significa menos absorção de nutrientes a partir da comida. Também pode resultar em sensação de estufamento, cãibras e gases, especialmente quando o consumo de fibras diminui da noite para o dia.

Recomenda-se que homens com menos de 50 anos consumam cerca de 38 gramas de fibras por dia e mulheres com menos de 50 anos devem consumir 25 gramas de fibras por dia. Adultos com mais de 50 anos devem consumir 30 gramas para os homens e 21 gramas para as mulheres. Para te ajudar a ingerir a quantidade certa de fibras diariamente, trazemos para você as melhores fontes de fibras.

comidas-ricas-em-fibras-site

Ervilha

A ervilha contém cerca de 16 gramas de fibras em um copo cheio e na sua versão cozida. Dá para comer ervilha em refogados de legumes, saladas, como acompanhamentos, em receitas de sopas, massas….

Lentilhas

Um copo de lentilhas cozidas contém cerca de 15 gramas de fibras. A lentilha é uma estrela na cozinha, já que possui um tempo de cozimento baixo e é mais versátel que muitos outros legumes. Ela pode ser consumida como hambúrguer vegetariano, cozida, em receitas, com cogumelos…

Feijão preto

Um copo cozido de feijão preto contém 15 gramas de fibras. O feijão é a dupla perfeita para o arroz integral, além de ser o ingrediente principal da feijoada. Ele também pode ser consumido em forma de sopa e seus grãos também podem se tornar um delicioso hambúrguer vegetariano.

Alcachofra

Uma alcachofra média contém cerca de 10 gramas de fibras. é o vegetal que mais contém fibras em sua composição e podem ser usados em diversas receitas bem criativas – até pizza!!

Resultado de imagem para brócolis

Brócolis

Um copo de brócolis cozidos no vapor contém cerca de 5 gramas de fibras. O brócolis é um alimento muito versátil, podendo ser consumido com receitas que envolvem arroz, em refogados de legumes, com omeletes…

Couve-de-Bruxelas

Um copo de couve-de-Bruxelas cozida no vapor contém cerca de 4 gramas. Elas podem ser consumidas como acompanhamentos ou em forma de saladas, juntamente com outros vegetais e legumes

Framboesa

Um copo de framboesas cruas contém cerca de 8 gramas de fibras. A framboesa é uma frutinha deliciosa de se comer como sobremesa ou como lanche mesmo, além de ser um ingrediente fantástico para receitas de tortas e bolos.

Amoras

1 copo de amoras cruas contém cerca de 7,5 gramas de fibras. Assim como a framboesa, as amoras são deliciosas para o preparo de doces, além de poderem ser consumidas cruas.

Abacate

Meio abacate contém cerca de 6,7 gramas de fibras. O abacate é um dos poucos alimentos que merece o título de superfood, já que ele é carregado de vitaminas, fibras e gorduras saudáveis. Coma ele cru, batido, do jeito que quiser. Apenas coma.

Resultado de imagem para pêra

Pêra

Meia pêra média contém cerca de 5,5 gramas de fibras. A pera pode se tornar um delicioso sorvete saudável, além de poder se tornar molho para massas e saladas. Seu consumo in natura também é indicado.

Aveia

Um copo cozido de aveia contém cerca de 4 gramas de fibras. Dá para se fazer praticamente qualquer coisa com aveia, desde bolo à massas e panquecas. Comer aveia no café da manhã é uma boa pedida, assim você terá certeza que irá ao banheiro ao longo do dia.

Chia

Uma colher de sopa de chia contém 5,5 gramas de fibra. Assim como o abacate, ela é considerada uma superfood, por ajudar o metabolismo a trabalhar no seu máximo. A chia pode ser apenas salpicada em cima do prato que já estará sendo útil.

Garantimos que se você consumir esses alimentos diariamente, seu corpo funcionará direitinho e você irá ter a quantidade certinha de fibras no seu organismo!

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!