Comer conscientemente é a prática de fazer as suas refeições prestando mais atenção no gosto e na textura da comida, trazendo para você inúmeros benefícios físicos e espirituais. Afinar os seus sentidos te permite a aproveitar mais as coisas e simultaneamente, encoraja você a comer menos – já que através dessa prática você consegue entender melhor o seu corpo. Quando praticada corretamente, comer conscientemente torna uma simples refeição uma experiência espiritual, nos fazendo apreciar todos os passos que levarão o alimento a ser preparado. Além disso, passamos a apreciar tudo que envolva aquela alimentação – desde o plantio até o nosso consumo.

Porém muitas pessoas dizem que não tem tempo para consumir seus alimentos de maneira consciente. Se você é esse tipo de pessoa, trouxemos sete exercícios simples que irão te ajudar a aprender a comer de maneira mais consciente e saudável:

Escolha comidas saudáveis e não convenientes

Pense um pouquinho nas coisas que você está colocando para dentro do seu corpo e como essas escolhas irão te afetar. Faça isso ao invés de escolher a opção mais conveniente. O ato de comer é muito importante para a nossa interação com o mundo. Nutra seu corpo com alimentos bons e de procedência confiável. Quanto mais natural, melhor.

Agradeça

Se você tem o hábito de agradecer antes de comer, continue. Se você não tem esse hábito, o adquira. Pense em de onde a comida vem e como ela chega até você. Pense em todos aqueles que se envolveram no preparo do alimento que está diante de você. Pense em tudo que a natureza fez para que esse alimento fosse preparado e cuidado. Agradeça a tudo q todos que se envolveram nesse processo.

Faça silêncio

Quando você estiver em grupo, tente fazer silêncio ao comer. Quando comemos em silêncio, aproveitamos melhor a nossa refeição e apreciamos o momento. Se você for comer em grupo, fique os primeiros minutos em silêncio. Depois disso, libera a conversa. Essa é uma boa maneira de comer conscientemente e ao mesmo tempo, conversar com as pessoas que estão com você.

08-01-17-site

Conte suas mastigadas

Você provavelmente já sabem que uma das coisas necessárias para se comer de maneira consciente, é remover todas as distrações existentes. Só assim você irá conseguir comer devagar. Mas o que significa comer devagar? Um dos prováveis significados é mastigar bem os seus alimentos, até que eles se tornem o mais líquido possíveis. Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition descobriu que quando as pessoas mastigaram amêndoas por pelo menos 25 vezes ou mais, seus corpos absorveram mais quantidades de gorduras saudáveis da composição delas do que as pessoas que mastigaram 10 vezes.

Sirva-se de acordo com o tempo disponível para comer

Outro exercício para se comer de maneira consciente é o de evitar consumir muito alimento em pouco tempo. Sirva seu prato de acordo com o tempo que você tem disponível. Se você tem um intervalo curto no almoço, planeje a sua refeição para ser feita naquele tempo e com uma quantidade aceitável. De nada adianta um prato cheio para dez minutos. Melhor comer menos e comer melhor.

Não pule refeições

Pular refeições pode fazer as escolhas conscientes se tornarem mais difíceis. Quando você está morrendo de fome, existem mais chances que você consuma qualquer coisa que ver pela frente. É por isso que fica mais difícil de escolher as coisas com consciência. A fome é tanta que você tem vontade de comer qualquer coisa.

Separe uma hora para jantar

Tente esta técnica: prepare o jantar e coloque seu despertador para uma hora. Você tem uma hora para ficar sentado e jantar. Você não pode levantar antes do tempo acabar. Isso se torna um exercício para te ensinar a comer mais devagar. Porque se você terminar o prato em 20 minutos, terá que ficar 40 sentado sem fazer nada. Assim, sabendo que você tem uma hora para comer, aprenderá a comer mais devagar e a apreciar o sabor.

Créditos de imagem: Shutterstock

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!