Muitas pessoas não sabem quase nada sobre meditação e acreditam que ela seja algo banal para a nossa vida. Se você não acredita em meditação e provavelmente baseia sua opinião no senso comum, descubra com a gente os 5 maiores mitos sobre meditar.

Meditar significa não fazer nada

Se você já viu monges em um templo meditando você provavelmente pensou que eles estão lá sentados olhando para o teto e sem fazer nada – mas isso acontece porque você não lê mentes. Meditar não é apenas relaxar e ficar sentado contemplando a vida. Meditar requer um pouco de intenções mentais e aplicações de consciência. Muitas pessoas disseminam a meditação como uma técnica de relaxamento. Mas a meditação propaga e cultiva a atenção – você está se dando espaço para perceber o que está acontecendo na sua cabeça e tomando consciência dessas coisas, sem reagir a elas. Não é apenas deixar a sua mente esvaziada. O exercício mental pode vir através da repetição de um mantra ou do controle da sua respiração.

23-10-16-site

A meditação é uma prática religiosa

Você pode fazer da meditação uma experiência espiritual, mas ela também pode ser algo que não tem relação alguma com religião e sim com a sua aula de yoga. A meditação tem suas origens em culturas que a relacionavam com tradições religiosas como o Hinduísmo por exemplo. Porém ela não deve ser praticada necessariamente conectada  religião. Se você é uma pessoa espiritual – porém não pratica a religião Hindu – você pode adaptar a prática com a sua sintonia e suas crenças.

Se minha mente se perder enquanto tento meditar é porque não nasci pra isso

Existe uma razão pela qual a meditação é considerada uma prática: Meditar requer muita prática! Muitas pessoas acham que não estão meditando de maneira correta ou que não conseguem meditar porque seu pensamento fica em outros lugares. Mas não é isso! Você está aceitando só pelo fato de saber que está pensando outras coisas. Portanto considere um sinal de progresso se você percebe que sua mente está viajando porque, na maioria das vezes as pessoas ficam tão enroladas em seus labirintos mentais que nem percebem que perderam o foco.

Eu preciso de um professor

Isso é verdade quando você está praticando meditação transcendental, que requer uma pessoa te treinando para você poder praticar. Mas você pode praticar as outras variedades – e existem muitas delas – com a ajuda do nosso e-book você pode aprender como meditar.

Meditar é perder tempo

A meditação transcendental prescreve 20 minutos de prática pela manhã e 20 minutos à noite. Mesmo que pareça pouco tempo, na verdade não é. Se você acha que meditar é perda de tempo ou não possui tanto tempo para meditar pense assim: meditar um pouco é melhor do que nada. A paz interior pode ser encontrada tão rapidamente quanto preparar um sanduíche. Comece meditando dois ou três minutos, cinco dias na semana. Então aos poucos vá indo para 10 à 15 minutos. Estudos mostram que meditar cerca de 12 minutos melhora o seu humor.

Esperamos ter esclarecido alguns dos mitos sobre a meditação. Vamos medictar?

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!