Se você já tomou umas xícaras de café a mais na sua vida, não é novidade para você que o excesso de cafeína pode te deixar estressado(a) e ansioso(a). Mas assim como existem alimentos prejudiciais para a ansiedade, existem certos alimentos e bebidas que possuem o efeito oposto: o de acalmar o nosso corpo e mente. Esses alimentos e bebidas podem até liberar os químicos no cérebro que produzem as sensações de bem-estar que são os neurotransmissores. Ou seja, consumir alguns alimentos adequados pode sim, ajudar você a controlar e cuidar da sua ansiedade.

Troque o café por chá verde

A cafeína presente no seu corpo estimula o cérebro a liberar hormônios como a adrenalina e a norepinefrina, fazendo você ficar mais alerto(a). Mas a cafeína também pode desencadear a sua resposta de luta e deixar você irritado(a) e tenso(a). Estudos mostram que consumir 1000 miligramas de cafeína – o que são cerca de cinco xícaras – diariamente, leva a mudanças de humor que são basicamente indistinguíveis de um problema de ansiedade. Claro que isso varia de pessoa para pessoa e uma xícara de cafeína pode ser o suficiente para levar você à máxima concentração.

Mas o que fazer então para melhorar a sua saúde? Diminuir o consumo de café, obviamente. Se você passar por sérios períodos de abstinência de café e não conseguir ficar sem a bebida, consuma chá verde. Um copo de chá verde possui 45 miligramas de cafeína (um de café possui 200 miligramas). Além disso o chá verde possui antioxidantes e promove diversas melhorias na sua saúde.

Aumente o consumo de frutas e vegetais

Um estudo recente da American Journal of Public Health que acompanhou 12 mil pessoas por dois anos descobriu que, comer pelo menos oito servidas diárias de frutas e vegetais, está ligado ao aumento de felicidade e de satisfação com a vida, além de melhorar o bem-estar. Essas melhorias podem vir do aumento do consumo de antioxidantes – particularmente carotenóides que parecem possui um efeito positivo no humor. Portanto troque a barra de cereais industrializada por uma maçã ou coloque mais vegetais no seu sanduíche.

Coma proteínas magras

O seu cérebro precisa do aminoácido triptofano para produzir a serotonina – um neurotransmissor que possui um papel muito importante em regular seu humor. Na verdade, quando uma pesquisa canadense deu à pessoas diagnosticadas com ansiedade uma barra de cereal fortificada com triptofano e fez com que elas realizassem uma tarefa estressante, os participantes dos estudo mostraram poucos sinais de ansiedade se comparados com aqueles que comeram uma barrinha normal. Mas fora do laboratório de ciência, o melhor lugar para se conseguir triptofano não é em uma barrinha de cereal. É em alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos, queijo, leite, oleaginosas, tofu e sementes.

Vai consumir chocolate? Que seja amargo

Quando você já não aguenta mais e está prestes a ter uma crise de ansiedade, um chocolatinho faz bem. Mas o sentimento bom de consumir o doce não vai durar muito tempo. O açúcar adicionado em bolachas, doces e outros alimentos doces industrializados, impulsiona o açúcar no seu sangue e os níveis de serotonina que te deixam se sentindo energizado e feliz. Mas quando o açúcar do seu sangue diminui outra vez, seu humor baixa junto com ele. Não é surpresa que consumir uma dieta rica em grãos refinados e açúcar está ligada a maiores chances de depressão e ansiedade. Na próxima vez que você sentir necessidade de consumir um docinho, consuma chocolate o mais amargo possível. Um estudo recente do Journal of Psychopharmacology descobriu que os polifenóis presentes no cacau podem melhorar os sintomas de ansiedade, ao deixar a pessoa se sentindo mais calma e contente.

Créditos de imagem: DONOT6_STUDIO

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!