29.01.17 site

O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para a outra. Cada pessoa possui uma personalidade e gostam de fazer mudanças na sua vida de acordo com suas capacidades e necessidades. O método de emagrecimento e a rotina de exercícios físicos que funciona com você pode não funcionar para a sua amiga. O que pode funcionar entre vocês duas são as pequenas mudanças diárias que ambas podem aplicar no seu cotidiano e que irão trazer diversos benefícios. Essas mudanças são pequenos passos diários que podem te ajudar a caminhar para uma vida mais saudável e feliz. Confira.

Consuma mais proteína

O primeiro passo é aumentar o consumo de proteínas no seu dia-a-dia. Ela acelera o metabolismo, reduz seu apetite e faz com que mudanças futuras sejam mais fáceis. Estudos mostram que a proteína acelera de 80 até 100 calorias por dia. Ela reduz o seu apetite ao aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que você coma a quantidade suficiente para se sentir satisfeito(a). Em um estudo onde 30% das calorias consumidas eram de proteínas o consumo calórico diário reduziu-se em 449 calorias. As pessoas do estudo perderam cinco quilos em doze semanas e sem restringir nada da sua alimentação. Além disso a proteína é a responsável pela constituição muscular, ajuda a fortalecer os ossos e a diminuir a pressão sanguínea. Comer mais proteína é a maneira mais fácil, simples, prática e deliciosa de dar um gás para o seu metabolismo e ir em busca de uma alimentação mais saudável.

Coma um bom café da manhã e com ovos!

O segundo passo envolve fazer mudanças no seu café da manhã já que muitas pessoas pulam essa refeição ou simplesmente consomem um cereal matinal com leite. O problema é que a maioria desses cereais é carregada de carboidratos e açúcares refinados. Consumir isso no café da manhã irá causar picos de açúcar no sangue que irão levar você a querer comer mais e mais açúcar e outros carboidratos. Ao invés de consumir esses cereais, consuma ovos. Eles são praticamente a comida perfeita para o café da manhã… são ricos em proteínas, gorduras saudáveis e são compostos por diversos nutrientes. Eles são melhores servidos com vegetais ou frutas. Se você é vegano e não consome ovos, substitua por uma comida rica em proteína, densa em nutrientes e que substitua os ovos.

Substitua gorduras ruins e óleos por boas gorduras

Só de trocar o seu óleo vegetal por um óleo de coco já faz muita diferença no dia a dia. Os óleos vegetais e de sementes são uma péssima escolha para a sua saúde. Sem falar nas gorduras trans presentes neles. Para saber se um alimento possui gordura trans, basta verificar a existência de termos como “hidrogenado” ou “parcialmente hidrogenado” no rótulo das embalagens.

Óleos como de milho, soja, girassol e outros possuem uma composição diferente de óleos como o de coco, por exemplo. Consumir esses óleos vegetais refinados pode contribuir para o surgimento de inflamações, aumentando o risco de doenças cardíacas e de câncer. Portanto, considere utilizar manteiga natural ou óleo de coco na hora de cozinhar. Nós já publicamos um artigo falando sobre todos os benefícios que este óleo traz para a saúde.

Remova bebidas adocicadas da sua alimentação

O açúcar é ruim na sua forma natural e na forma líquida é pior ainda. Estudos mostram que nosso cérebro não registra o consumo calórico e de açúcar através de líquidos.  Então você pode consumir centenas de calorias através de refrigerantes em um dia só e seu corpo nem sequer registrar esse consumo quando tentar controlar seu balanço energético. Se você consumir essas calorias em uma comida sólida, por exemplo, você comeria menos automaticamente porque o seu cérebro estaria compensando as calorias. E isso não acontece com as calorias líquidas e aí você acaba consumindo mais do que deveria. Um estudo mostra que consumir uma latinha de refrigerante por dia aumenta em 60% a chance de uma criança se tornar obesa. Portanto evite refrigerantes, sucos industriais e qualquer outra bebida que contenha grandes quantidades de açúcar.

Se exercite

Encontre uma atividade física que você goste e que consiga continuar praticando por um longo tempo. O exercício é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por sua saúde física e mental. Sozinho ele não possui tantos resultados quanto quando é combinado com uma alimentação adequada. Muitas vezes você não perde peso enquanto pratica exercícios porque seu corpo está trocando a gordura por músculo, por exemplo.  O exercício também é responsável pela prevenção de diversas doenças, especialmente as crônicas. Ele melhora seu humor, auto-estima e evita doenças sérias como a depressão. O que você pratica de exercícios não é tão importante. O que é importante é você encontrar uma atividade física prazerosa e que faça você se divertir enquanto pratica. Portanto vá testando algumas aulas em academias ou a prática de um esporte. O importante é se movimentar

Troque os carboidratos simples por integrais

O açúcar e os carboidratos refinados são um grande problema na atual alimentação mundial. Eles são pobres em nutrientes e fibras e contribuem para alimentação inadequada que leva a diversos problemas metabólicos e de saúde. Ao invés desses carboidratos simples, escolha a sua versão integral ou até alguma outra opção preparada com ingredientes mais saudáveis. Vegetais, frutas, batata, batata doce, arroz, quinoa, aveia e legumes são ótimas fontes de carboidrato e são mil vezes melhor que o pão branco. E se você precisar utilizar açúcar, utilize de coco, mascavo ou orgânico. Evite o açúcar branco, cristalizado e refinado. Essas duas mudanças trarão benefícios incontáveis para a sua vida.

Créditos de imagem: Shutterstock