Confira a parte um

O que não faltam são mitos sobre a nutrição e pessoas achando que sabem o que devemos e o que não devemos comer no nosso dia a dia. Por conta disso, cometemos alguns erros na nossa alimentação – especialmente na diária. Confira quais são eles:

Jogar fora a gema do ovo

Por conta do colesterol presente no ovo, muitas pessoas deixaram de consumir esse alimento tão rico e completo para a nossa saúde. Porém, estudos mostram que o colesterol presente nos ovos não aumenta o colesterol do seu sangue e nem aumenta o risco de doenças cardíacas.  Os ovos são ricos em vitaminas, minerais, proteínas de qualidade, gorduras saudáveis e diversos nutrientes muito importantes para a saúde dos olhos e do cérebro. E a maioria desses nutrientes está presente na gema do ovo. A clara possui somente proteína. Portanto, não jogue fora a gema e consuma o ovo em sua totalidade.

Top view of man passing food bowl to friend. High angle view of happy young friends eating together at home. Happy men and women having lunch with roasted chicken.

Pensar que tudo que importa são as calorias

Existe um grande equívoco de que tudo que importa são as calorias dos alimentos. Claro que as calorias são importantes afinal, elas são a energia que temos e expandimos. Mas elas estão longes de ser a coisa mais importante. A verdade é que diferentes comidas e macronutrientes passam por diferentes caminhos metabólicos e podem afetar a fome e os hormônios de maneiras distintas. Mesmo que o controle calórico funcione para algumas pessoas, a maioria falha quando esse é o assunto. Para algumas pessoas é muito melhor e mais fácil focar nas comidas certas e nos macronutrientes adequada dos, otimizando a sua fome e os seus hormônios para que eles queiram perder peso. Comer menos açúcares e carboidratos e consumir mais proteínas e gorduras pode fazer você perder peso sem contar uma caloria sequer.

Cortar o sódio

Todos nós sabemos que não podemos consumir sódio em excesso na nossa alimentação. A quantidade adequada de sódio irá manter nossa pressão baixa. Porém, não podemos cortar o sódio definitivamente da dieta. Reduzir ele demais pode levar a efeitos adversos como resistência à insulina, colesterol alto e triglicerídeos. A maior fonte de sódio são os alimentos processados. Se você já está evitando eles, não tem problema em colocar um pouquinho de sal nas suas receitas.

Comer muitas refeições

Muitas pessoas acham que devemos comer de 6-7 refeições por dia.  Porém não é a quantidade de vezes que você come no dia e sim quanto você come que importa. Você não deve ficar comendo de X em X horas. Isso não é uma obrigação! Devemos comer quando sentimos fome e em quantidades adequadas para o nosso corpo. Testes controlados com um grupo de pessoas que consumia diversas refeições pequenas e com um grupo de pessoas que comia poucas refeições mas em boa quantidade mostram que os do segundo grupo tem resultados mais satisfatórios em relação à saúde. Nosso corpo é equipado para aguentar períodos curtos de fome. Portanto, coma com qualidade 🙂

Créditos de imagem: Shutterstock