Durante seis semanas nós iremos trazer para você dez dicas de emagrecimento. Os textos serão publicados sempre às quartas-feiras, sendo esta a terceira semana.

Os nossos hábitos saudáveis podem sair pela janela quando não conseguimos encontrar tempo para nos exercitar ou quando não temos uma opção de refeição saudável. Perder peso não é fácil – e fazer isso de uma maneira sustentável e saudável pode fazer com que a tarefa seja ainda mais difícil,

Fazer pequenas mudanças diárias é a melhor maneira de começar, mas é importante você lembrar que a perda de peso que funcionou com seu amiguinho não vai, necessariamente, funcionar com você. Lembre-se: cada corpo tem seu funcionamento e suas especificidades

Nota: Este artigo não é um guia para a perda de peso. Cada uma das dicas é feita pensando em um público geral. Você deve fazer as suas escolhas conforme sua saúde e o funcionamento do seu corpo. Quer perder peso? Procure um médico especialista. Não siga dietas da moda e nem deixe de comer.

emagrecimento-semana-3-site

Dicas para a sua alimentação

Fuja dos carboidratos simples!

Os carboidratos simples são todas as “coisas” brancas – pão branco, a maioria das coisas de padaria, açúcar refinado (o tipo presente em refrigerantes e doces). O que faz com que eles sejam carboidratos simples? Essas comidas são fontes de energia, mas pobres em nutrientes (vitaminas, minerais e fibras), diferentemente dos carboidratos complexos. Além disso, o nosso corpo digere os carboidratos simples de maneira muito rápido, o que significa picos de insulina e fome antes do esperado. Ao invés de carboidratos simples, escolha alimentos integrais. Os integrasi ajudam a prevenir a gordurinha na barriga, além de possuírem todos os nutrientes que os carboidratos simples não tem.

Fuja (também) do açúcar

Colocar açúcar nos alimentos pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e da obesidade. Prenda-se ao açúcar que vem em forma natural nos alimentos como nas frutas e vegetais por exemplo. Tente ir aos pouquinhos diminuindo a quantidade de açúcar que você coloca nos seus pratos e bebidas.

Faça substituições simples

Substituições simples – como iogurte grego ao invés do iogurte comum – podem te ajudar a diminuir a ingestão de açúcar e de calorias. Você pode continuar comentdo seus pratos favoritos, basta substituir alguns ingredientes para que o pratos e torne mais saudável.

Corte o óleo e não frite os alimentos

Até comidas saudáveis podem se tornar prejudiciais quando são mergulhadas em óleo. Ao invés de fritar, procure assar os alimentos no forno. Use óleo de coco ou de arroz quando precisar fritar algum alimento. Mas evite, ao máximo, as frituras

Coma a fruta ao invés de beber o suco

Sucos não são na maioria do tempo 100% fruta. Eles podem prover algumas vitaminas mas jamais a mesma quantidade que as frutas inteiras. Vamos usar a maçã como exemplo: uma caixinha com suco de maçã possui o dobro de açúcar e sete vezes menos fibras que a fruta.

Resultado de imagem para chewing gum

Masque chiclete de menta

Mascar um chiclete de menta sem açúcar não irá necessariamente reduzir o seu apetite. Mas ele pode manter sua boca ocupada enquanto você está cozinhando ou socializando em uma festa. Enquanto os efeitos a longo prazo de mascar chiclete são mínimos, estudos mostram que o mascar pode ajudar você a reduzir a vontade de comer doces e diminuir a fome entre refeições. Outros estudos ainda dizem que o chiclete de menta pode te ajudar a diminuir a ansiedade e a acordar.

Tempere com pimenta

A pimenta caiena não só acelera seu metabolismo como corta o desejo de comidas gordurosas, de doces e salgados. Alguns estudos ainda sugerem que o tempero forte pode ajudar na oxidação da gordura, fazendo com que o corpo consuma gordura para fornecer a sensação de saciedade.

Satisfaça seus desejos – ocasionalmente

Essa é a melhor dica. Satisfaça seus desejos ocasionalmente. Possuir desejo de comer um alimento específico é normal. Conhecer seus desejos, ao invés de bloquear eles e tentar fugir é muito mais eficaz. Proibir um alimento de ser consumido pode fazer com que ele se torne mais atrativo ainda. Quer um pouco mais daquele bolo de chocolate, mesmo que você já tenha comido o suficiente? Tente pensar em sua atividade favorita. Pesquisas mostram que focar em uma imagem específica pode ajudar você a controlar seus desejos. Você também pode tentar cheirar algo que não esteja relacionado com comida. Um estudo mostrou que sentir o cheiro de jasmim ajudou, para alguns pacientes, a diminuir os desejos.

Guarde um pouco para depois

Como já falamos no post da primeira semana, devemos nos servir como se estivéssemos em um restaurante – obviamente não em um restaurante estilo buffet livre né. Faça a decisão consciente de guardar o que sobrou para comer de almoço no outro dia ou jantar na mesma noite 🙂

Essas foram as dicas da terceira semana. Fiquem ligados que semana que vem tem mais!

Banner do site Reinehr.org