Confira a parte um

Desde crianças somos ensinados a reconhecer e celebrar sentimentos de felicidade – e isso não é sem motivo. Não só a felicidade é uma das emoções mais positivas que podemos experienciar como também é a chave para uma vida completa e feliz. Além disso a felicidade está ligada a uma vida longa e a um sistema imunológico melhor, além de outros benefícios.

É difícil de definir a felicidade (especialmente porque ela varia de pessoa para pessoa) mas alguns experts descrevem a felicidade como uma combinação de satisfação na vida e o ato de sentir mais coisas positivas do que negativas. Alguns outros a dividem em três partes: se sentir bem, viver uma vida boa e ser parte de algo maior. Também existe uma diferença entre felicidade de longo e curto prazo. A de curto prazo é um sentimento fugaz enquanto a de longo prazo se aplica a como descrevemos nossa vida.

Enquanto alguns fatores que afetam a felicidade estão fora do nosso controle, sempre existe alguma coisa que possamos fazer para ampliar os sentimentos bons em nossa vida. Para sorrir mais, ser mais satisfeito com a vida e se sentir bem de uma maneira geral – tanto no presente quanto no futuro – tente introduzir algumas dessas dicas na sua rotina:

Seja grato

Ser grato te faz mais saudável e feliz e te leva a sentir outras emoções positivas, aumentando a sua energia, otimismo e positividade. Não é uma tarefa muito difícil a de agradecer às pessoas diariamente, correto? Portanto crie o hábito de agradecer aqueles que estão ao seu redor e que fazem a diferença na sua rotina. Estudiosos dizem que uma frase de gratidão por dia pode aumentar a sua felicidade.

Espalhe alegria

Assim como o riso, a alegria é contagiosa. Um estudo descobriu que a felicidade possui um efeito de cascata entre amigos. Quando uma pessoa está feliz, ela passa a felicidade para toda a sua rede de amigos e para as pessoas que está em contato direto. Ótimo direito de influenciar os outros, não é mesmo?

Seja um amigo

Se estamos onde estamos hoje é pelo apoio e carinho que recebemos diariamente dos nossos amigos, as pessoas que nos ajudam a seguir em frente e que nos motivam. Amizades positivas nos ajudam a nos sentir mais confiantes, menos estressados e mais felizes. Além disso, conhecer gente nova e manter velhas amizades é muito importante para exercitar o nosso social.

08-12-16-site

Aprender a deixar ir

Adotar a filosofia hakuna matata pode melhorar muito a sua vida. Se libertar dos seus erros, preocupações e arrependimentos pode fazer a sua vida ser bem mais fácil. Na verdade, se segurar ao ressentimento e sentimentos ruins pode te vincular ao passado e te fazer ficar sofrendo. Faça a escolha de ser feliz e perdoar as pessoas que te machucaram. Siga em frente quando passar por situações ruins.

Cuide de si mesmo

Por conta da rotina atarefada do dia, é fácil de esquecer de tirar um tempinho pra você. E se você não cuidar de si, quem irá? Cuide de si mesmo com amor e carinho e se agrade. Assim você irá garantir felicidade e saúde na sua vida.

Pratique yoga

A prática da yoga é uma maneira excelente de melhorar o seu humor e melhorar a sua ansiedade, de acordo com pesquisas. Na verdade, um estudo sugere que a yoga é mais eficiente em melhorar o seu humor do que dezenas de outros exercícios. Além disso, praticar yoga pode ajudar a liberar o estresse e melhorar sua imunidade – ambas coisas contribuem para uma vida longa e feliz.

Consuma nutrientes

Quando o assunto é levar um estilo de vida saudável, a alimentação tem um papel muito importante – especialmente porque os nutrientes que você consome melhoram a sua saúde mental tanto quanto a sua saúde física. Pesquisas apontam que a felicidade e o bem-estar são maiores em pessoas que consomem uma boa quantidade de frutas e vegetais diariamente.

Sinta o poder das flores

Além de iluminar uma sala, as flores também podem iluminar o seu humor. A presença delas ajuda a diminuir a tensão, ansiedade e estresse do ambiente. Um estudo mostra que olhar para as flores logo ao acordar aumenta a sua felicidade e energia e diminui a ansiedade. Não somente isso, mas estar cercado de flores pode te ajudar a ser uma pessoa mais criativa e tornar o ambiente que você convive mais agradável.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org