É novo na meditação? Sabemos que pode ser tudo meio confuso. Não é novo na meditação? Ainda assim pode ser confuso. A prática de meditar existe há milhares de anos e quase todos nós conhecemos alguém que pratica a meditação diariamente. Por existir a tanto tempo e por existir tantos tipos diferentes, existe algumas coisas que você precisa saber sobre meditar:

Você não precisa de um mantra (mas pode ter um se quiser)

É bem comum que as pessoas confundam o mantra com a uma frase que você utiliza para guiar a sua vida – um life moto. Mantra significa “veículo para a mente” e pode ser utilizado na meditação como uma ferramenta que irá te ajudar a entrar (ou continuar) a prática. Alguns tipos de meditação usam sons, contar respirações ou até mesmo o ritmo de respiração como algo similar a um mantra. Outro jeito de pensar sobre ele é vê-lo como uma âncora.Ele ancora a sua mente enquanto você medita e pode ser à ele que você volta quando começa a se perder nos seus pensamentos.

Não espere que sua mente se esvazie

Um dos maiores equívocos sobre a meditação é que a sua mente deve ficar esvaziada e que você alcance o status super-zen de consciência. Normalmente isso não é verdade. É importante lembrar que você não deve tentar esvaziar e limpar sua mente durante a meditação. Dependendo do tipo de meditação que você pratica, existem ferramentas que te ajudam a retomar o foco durante a meditação. Alguns outros tipos ainda enfatizam o estar presente e atento como uma parte da prática.

30-10-16-site

Você não precisa sentar de pernas cruzadas ou em alguma posição específica

Sente na posição que for mais confortável para você. Muitas pessoas sentam em uma cadeira ou sofá. Suas mãos podem ficar descansando levemente no seu colo ou nas suas laterais. É bom não deitar, a não ser que você esteja fazendo uma meditação para dormir.

Não tem problema se você dormir

É bem comum cochilar durante a meditação e muitas pessoas acreditam que essa sonequinha é muito renovadora. Não é o objetivo, mas é um produto da sua meditação e por isso está tudo bem. Alguns tipos podem ter alguns truques para que você não caia no sono, como sentar com as costas eretas em uma cadeira. O relaxamento que vem da meditação é maravilhoso – e se isso significa um cochilo, não tem problema.

Existem muitas maneiras de aprender

Com a disseminação da meditação e o amplo acesso à internet, você consegue aprender a meditar de maneira fácil. Cada pessoa tem sua personalidade e seu estilo que irá encontrar em algum dos guias que te ajudam a aprender a meditar. Nós temos este aqui por exemplo.

Você pode meditar por um propósito ou de maneira geral

Alguns exercícios de meditação possuem um objetivo bem específico como te ajudar a controlar sua ansiedade ou a melhorar a qualidade do seu sono. Mas se você não tem nenhum objetivo específico ao meditar, não tem problema. Meditar trás inúmeros benefícios além daqueles desejados por nós.

Resultado de imagem para meditação

Meditar ajuda a cuidar da sua saúde

A meditação pode te ajudar a melhorar seu sistema imunológico, reduz o stress e a ansiedade, melhora a concentração, baixa a pressão sanguínea, melhora a qualidade do seu sono, te deixa mais feliz e te ajuda a cuidar do seu corpor e mente

Pode mudar fisicamente o seu cérebro

Pesquisas apontam que o cérebro de pessoas que meditam e de pessoas que não meditam são diferentes. Durante 8 semanas eles observaram os dois tipos de cérebros e notaram redução de atividades nas partes egoístas do cérebro e uma melhor conexão entre as regiões cerebrais dos cérebros de pessoas que meditam.

Não acredite em si mesmo quando você diz que não tem tempo para meditar

Enquanto algumas meditações necessitam de 20 minutos para sua prática, duas vezes ao dia, algumas outras exigem até 5 minutos do seu tempo. Nós gastamos esse tempo fuçando o catálogo do netflix ou dando likes no instagram. Portanto é bem fácil incorporar a meditação à sua rotina. Basta organizar seu tempo e incluir à prática ao seu dia a dia.

A primeira vez pode parecer ruim

E a segunda e a terceira também. E não tem problema nisso. Meditar é um exercício que exige prática, como qualquer outro. Assim o início pode parecer turbulento, mas logo logo você chega lá.

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!