Desde dores nas canelas e tornozelos torcidos, todos corredores sabem que um movimento errado pode te deixar de molho em casa por meses, te levando a apenas torcer para seus amigos que participam de maratonas ao invés de correr elas. Nunca é legal se machucar. As lesões podem até parecer aleatórias ou inevitáveis mas confie na gente, elas não são. Enquanto corredores sabem que devem se alongar depois da corrida, muitas esquecem da importância de aquecer – especialmente nas estações mais frias. Portanto, aprenda com a gente como se aquecer de maneira adequada para a prática da corrida:

Pratique um aquecimento de maneira dinâmica

Não passe os minutos antes da sua corrida jogado no chão alongando seus braços e pernas – faça um aquecimento dinâmico! Essa forma de se aquecer é sobre deixar seus músculos e tendões prontos para o movimento e significa suar um pouquinho antes da prática em si.

O aquecimento dinâmico tem como base diversos planos de movimentação simultaneamente. Desse jeito, os atletas estão preparando seus corpos para a ação real que irá acontecer na hora de correr. A dinâmica faz o sistema nervoso central entrar em ação e ajuda a estimular a circulação sanguínea e a transferência de oxigênio pelo corpo. Futuramente, porque o aquecimento dinâmico as vezes pode ser bem trabalhoso, o coração acelera e a temperatura do corpo aumenta, fazendo com que os músculos estejam melhor preparados para a prática de atividades físicas. Para fazer esse aquecimento, rode seus tornozelos em sentido horário e anti-horário, alongue as panturrilhas, eleve as pernas até encostar nas mãos esticadas na frente, caminhe com as pernas duras, puxe os braços para frente e para trás. Se você incorporar o aquecimento dinâmico na sua rotina de corrida, sua conexão entre o cérebro e o corpo vai ficar mais forte e o seu corpo irá ter um tempo de resposta melhor, diminuindo o risco de lesões e resultando em corridas mais rápidas.

18-12-16-site

Coma adequadamente e se vista apropriadamente

Mesmo que o aquecimento dinâmico seja extremamente importante, existem outros fatores que contribuem para a sua excelência na corrida. Tente não comer nada duas horas antes de correr, especialmente itens que levam mais tempo para dirigir como as carnes, por exemplo. Para um pré-treino, consuma alimentos naturais e que irão te fornecer energia. Além disso, vista roupas confortáveis e adequadas. No inverno não há necessidade de se encher de camadas de roupas. Você irá querer que a temperatura do seu corpo seja 20 graus mais alta do que a temperatura do ambiente externo, então vista-se para essa temperatura. Além disso, mantenha registro da distância e tempo da sua corrida.

Créditos de imagem: Shutterstock

Banner do site Reinehr.org