Warning: A non-numeric value encountered in /var/www/medictando_com/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5763

aboboras

A primeira vez que escutei a palavra jerimum pra denominar abóbora ri muito. Achei tão sonora e engraçada, ainda mais por causa do sotaque nordestino típico, parecia o nome de algum personagem de cordel. Era criança e achava que tudo, ou quase tudo, com nome indígena e exótico proveniente do nordeste e do norte era algum personagem da literatura ou das lendas brasileiras. Incrível perceber como o Brasil é grande e diverso quando vemos algo do dia a dia, como alimentos, que podem receber diferentes nomes de acordo com a região do país. Hoje apresento um dos meus ingredientes favoritos e muito fácil de encontrar de norte a sul do país. Ainda que tenha nomes diferentes, pra mim que sou do sul é abóbora, sinônimo de comida rápida e muito saborosa. A receita do dia é abóbora aromática, que além de rápida e saudável por ser assada com um pouco de azeite, você pode adicionar as ervas e especiarias de sua preferência.

A abóbora chegou ao nordeste do Brasil trazida pelos portugueses e recebeu o nome de jerimum por influência indígena naquela região. No sul, sudeste e centro-oeste é chamada de abóbora ou moranga – principalmente no Rio Grande do Sul, mas a moranga é apenas um dos tipos dessa hortaliça da família das cucurbitáceas. A família é grande e contém a abóbora de pescoço (ou abóbora seca), a abóbora italiana (conhecida como abobrinha), a abóbora paulista, a abóbora menina brasileira, a abóbora libanesa, a mini abóbora e a minha favorita: cabotiá ou abóbora japonesa, o ingrediente principal da receita de hoje.

cabotia

Abóbora cabotiá (ou japonesa) possui a casca verde escuro

A abóbora é um alimento rico em nutrientes, cheia de vitaminas e minerais e ótima para as dietas de baixa caloria porque possui baixas taxas de gorduras e sódio. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) 100 gramas de abóbora cabotiá cozida possui apenas 48 calorias, 1,4 gramas de proteína, 0,10 gramas de gordura, 10,8 gramas de carboidratos e 2,5 gramas de fibra alimentar.

Consumir um copo de abóbora cozida corresponde a 17% do valor diário de vitamina C, pois assim como todas as leguminosas e frutas de cor alaranjada ela é rica em vitamina C e betacaroteno, poderoso antioxidante que protege as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. O betacaroteno ajuda a manter a pele saudável, é excelente para a saúde dos olhos, cabelos e unhas, além de fortalecer a imunidade. A abóbora possui também cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, potássio e manganês.

Benefícios do consumo de abóbora para a saúde

Estudos têm sugerido que o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal, como abóbora diminui o risco de obesidade e mortalidade, diabetes, doença cardíaca e promove a saúde da pele e do cabelo, além do aumento da energia.

A abóbora é uma das fontes mais conhecidas de betacaroteno que é convertido em vitamina A no organismo. Comer alimentos ricos em betacaroteno pode reduzir o risco de desenvolver determinados tipos de câncer, proteger contra a asma e doenças do coração, além de retardar o envelhecimento e degeneração do corpo. As fibras, o potássio e a vitamina C contidas na abóbora mantém a saúde do coração. O consumo adequado de potássio é quase tão importante como a diminuição da ingestão de sódio para o tratamento de hipertensão. O aumento na ingestão de potássio está associado com um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra a perda de massa muscular, manutenção da densidade óssea e a redução na formação de pedras nos rins.

A abóbora é considerada um dos melhores alimentos para a prevenção de diversos tipos de câncer, porque  possui os três nutrientes com o maior poder de ação anticancerígena: betacaroteno, vitamina C e fibra vegetal. As fibras da abóbora são ótimas para a saúde do intestino e recomendadas para pessoas que sofrem de prisão de ventre.

Há muitas maneiras criativas de incluir a abóbora no cardápio semanal, como preparações em sopas, saladas, purês, refogados, assados, conservas, compotas, sobremesas e até mesmo como um substituto para a manteiga. Nos Estados Unidos é comum usar a abóbora enlatada ou em purê como um substituto para a manteiga ou óleo em receitas de cozimento. Uma sugestão para quem deseja perder peso é substituir a batata pela abóbora nos purês ou em acompanhamentos de carnes ao forno. Apresento uma receita de abóbora que é feita no forno, rápida e fácil de preparar, além de deixar um aroma delicioso na cozinha.

aboaromatica

ABÓBORA AROMÁTICA
Tempo de preparo: cerca de 50 minutos
Rende: para 4 pessoas

Nível de dificuldade: fácil

Ingredientes
Metade de uma abóbora cabotiá
2 a 3 dentes de alho
Alecrim (de preferência fresco) ou outras ervas a gosto
Azeite de oliva para regar
Sal a gosto
Pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo
Antes de cortar a abóbora higienize ela inteira, pois a casca é comestível e fica uma delícia nesta preparação ao forno.

1. Pré-aqueça o forno a 200º.
2. Unte uma assadeira retangular de tamanho médio a grande com azeite de oliva.
3. Corte a abóbora ao meio e a metade em fatias ou pedaços mais largos e depois cada pedaço ao meio.
4. Retire as sementes com uma colher.
5. Coloque as fatias da abóbora na assadeira e regue com um pouco de azeite de oliva.
6. Amasse levemente os dentes de alho (com as cascas) e disponha-os na assadeira entre as fatias de abóbora.
7. Faça o mesmo com os ramos de alecrim.
8. Tempere com sal e pimenta moída a gosto.
9. Asse por 30 a 40 minutos em forno a 200º e retire quando espetar uma faca no centro das fatias de abóboras e estiverem macias.

É um ótimo acompanhamento de carnes assadas ou frango grelhado, assim como do arroz e feijão.
Dica: separar as sementes da abóbora, lavar, depois secar com papel toalha e assar até ficarem levemente tostadas ou aquece-las em frigideira antiaderente para comer como lanche ou servir juntamente com a abóbora.

Bibliografia:
Self Nutrition data: http://nutritiondata.self.com/
Tabela Brasileira de Composição de Alimentos

Créditos das imagens:
Imagens 1 e 2 – banco de imagens Pixabay
Imagem 3 – foto da receita por Claudia Alexandra (2016)

BemEstarmômetro

O Medictando lhe ajuda a aumentar sua saúde, qualidade de vida, bem-estar e felicidade, colaborando para o bem viver da humanidade. Nos ajude a mapear o bem que produzimos! Informe no que este artigo lhe ajudou:

Share This

Hoje eu estou em busca de...

Saúde... Bem-estar... Qualidade de vida... Realização de um sonho... Felicidade... ...e quero INSPIRAÇÃO para chegar lá! 

You have Successfully Subscribed!