Já comentamos dois processos anti-idade caseiros bastante populares AQUI, mas quando falamos da saúde de nossa pele, muitas vezes costumamos por a culpa em nossa genética – mas não é bem assim. Nossa herança cultural materializada em nossos hábitos relacionados ao cuidado com a pele costuma ser a raiz de todo mal (ou bem).

Vários estudos recentes tem relacionado a saúde da pele com a ação de agentes antioxidantes, anti-inflamatórios e polifenóis presentes em alimentos que consumimos, e os chás (e nesse grupo coloco também outras infusões além da camellia sinensis) são algumas de suas fontes mais importantes.

Os antioxidantes, por exemplo, combatem os radicais livres, responsáveis pelo ressecamento da pele e quebra de cabelos, além de ajudar a protegê-los de agentes externos, como os raios ultravioletas e a poluição.

Neste pequena lista separamos quatro infusões de ervas que podem te ajudar a melhorar a saúde de sua pele – dá uma olhada na segunda parte.

 

Gengibre

Essa raiz muito popular no Brasil é comumente associada à seus benefícios para a garganta, em especial para a voz. Apesar de seu sabor intenso e amargo (alguns chefes de cozinha a utilizam como substituta para a pimenta), com um pouco de açúcar ela faz uma das infusões mais saborosas que existem.

Porque o gengibre ajuda a pele? Em primeiro lugar, ele está cheio de componentes ativos que estimulam, entre outras coisas, a hidratação. Além disso, seus agentes anti-inflamatórios funcionam como calmantes para a nossa pele.

Como usar: Se você ingerir a infusão de gengibre, sua circulação sofrerá um boost, auxiliando o transporte de nutrientes e oxigênio até a pele. Para isso, corte-o em fatias finas e adicione água fervida – você também pode adicionar mel ou um pouco de suco de limão. Especialistas também recomendam consumir cerca de uma colher de chá de gengibre puro e fresco diariamente.

 

Chá Branco

Irmão dos chás preto, verde e oolong, o chá branco se diferencia pelo seu baixo período de oxidação, tornando-o uma das formas mais puras de chá . Apesar de não tão popular, é facilmente encontrado em mercados e lojas de produtos naturais.

Ele ajuda sua pele devido à grande quantidade de anti-oxidantes presentes em sua composição (muito mais do que no chá verde, inclusive) e da presença de vários agentes anti-bacterianos.

Para bons resultados, você pode beber a infusão de chá branco, fazendo com que todos esses componentes ajam de dentro pra fora calmamente, ou, em casos mais graves de lesões e acne, pode aplicá-lo superficialmente – para isso, ferva 200 ml de água e deixe um saquinho da erva em repouso por 10 minutos; passado este tempo, apenas espere esfriar para não queimar sua pele. Ele também é ótimo para irritações do couro cabeludo, equilibrando o pH e reduzindo inflamações. É também um ótimo filtro contra raios UV.

 

Fonte da imagem: Free-Photos/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org