Já comentamos dois processos anti-idade caseiros bastante populares AQUI, mas quando falamos da saúde de nossa pele, muitas vezes costumamos por a culpa em nossa genética – mas não é bem assim. Nossa herança cultural materializada em nossos hábitos relacionados ao cuidado com a pele costuma ser a raiz de todo mal (ou bem).

Vários estudos recentes tem relacionado a saúde da pele com a ação de agentes antioxidantes, anti-inflamatórios e polifenóis presentes em alimentos que consumimos, e os chás (e nesse grupo coloco também outras infusões além da camellia sinensis) são algumas de suas fontes mais importantes.

Os antioxidantes, por exemplo, combatem os radicais livres, responsáveis pelo ressecamento da pele e quebra de cabelos, além de ajudar a protegê-los de agentes externos, como os raios ultravioletas e a poluição.

Neste pequena lista separamos quatro infusões de ervas que podem te ajudar a melhorar a saúde de sua pele – dá uma olhada na primeira parte.

 

Chá preto

Produzido a partir das folhas da camellia sinensis, é a infusão mais consumida no ocidente, e praticamente todo chá preto consumido no mundo vem da Índia. Bastante cafeinado se comparado com os outros três produtos da planta de origem (chá branco, chá verde e oolong), é também o mais encorpado.

Mas porque ele te ajuda a cuidar da pele? Pra começar, ele contém uma quantidade absurda de vitaminas e minerais (como magnésio, potássio e zinco), sem contar um sem-fim de antioxidantes. Tudo isso combinado faz do chá preto um importante aliado para o combate de processos de envelhecimento precoce da pele, além de ajudar na prevenção de câncer de pele e na regeneração de células.

E como utilizar? Além da ingestão ser o método mais recomendado, têm-se tornado bastante popular na Europa utilizar o chá preto como um elixir para a pele. Para isso, coloque um saquinho de chá preto em 200 ml água recém fervida, e deixe-o lá por 10 minutos; após, adicione folhas de hortelã e deixe descansar por mais 45 minutos. Quando remover todas as folhas e o saquinho, umedeça um pano ou algodão na infusão e aplique sobre as áreas inflamadas.

Essa receita funciona super bem para ajudar a remover o inchaço sob os olhos (inclusive os causados por alergias), porque a cafeína do chá preto ajuda a restringir os vasos sanguíneos (também removendo a inflamação alérgica que está causando o inchaço).

 

Camomila

Muito popular no Brasil, o chá de camomila é servido como um calmante nas casas de nossos avós. Mas além de dar uma freada em nossos instintos, a infusão da florzinha amarela e branca tem muito mais benefícios.

Quais? Além de também ser um calmante natural para pele irritada, ela é ótima no tratamento de acne e funciona como um hidratante para peles super secas. Isso de deve ao fato de que a camomila tem em sua composição uma série de terpenoides e flavonoides que ajudam a acalmar e nutrir nossa pele.

Para utilizar, ferva 200 ml de água e adicione algumas flores de camomila na água ainda quente. Deixe esfriar um pouco e aplique com um pano ou algodão sobre o local desejado – isso vai deixar sua pele hidratada, reduzindo a vermelhidão e a irritação. Pode-se aplicar também sobre as picadas de insetos, como mosquitos e abelhas.

E falando em flavonoides, nós já apresentamos algumas de suas vantagens AQUI (quando falamos sobre seu auxilio no combate à disfunção erétil) e AQUI (onde tratamos de alguns alimentos que minimizam os efeitos das alergias sazonais).

 

Fonte da imagem: congerdesign/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org