Nós passamos mais de um terço da nossa vida sob o colchão. Mas não se engane – só porque o corpo está dormindo não quer dizer que ele não esteja fazendo nada. Durante o nosso sono o corpo repara todas as coisas que não estão funcionando bem, para que quando o despertador toque e seja a hora de acordar, estejamos novinhos em folha. É por isso que quando estamos doentes, por exemplo, sempre recebemos recomendações médicas para dormirmos e descansarmos.

Como o corpo precisa desse tempinho para se recuperar, ficar levantando toda hora e rolando de um lado para o outro pode afetar nossa capacidade de julgamento, produtividade e a habilidade de reter novas informações e conhecimentos. Com o tempo isso pode contribuir para a obesidade, diabetes e para o mau humor. Portanto seja você uma pessoa matutina ou não, vamos trazer hoje e segunda-feira 26 dicas (no total) para você dormir melhor e consequentemente, viver melhor.

Nota: Enquanto fatores como stress ou mudanças repentinas podem deixar você sem dormir algumas noites, problemas prolongados de sono podem ser sinais de algum problema de saúde – como a apnéia do sono por exemplo. Se esse for o caso, procure um médico para lhe ajudar.

dormir-melhor-parte-1-site

Estabeleça uma rotina de sono

Ter um horário para dormir e uma rotina de sono faz com que seu corpo saiba que está na hora de deixar o stress do dia para trás e relaxar. Escolha algum horário e sempre vá para cama no mesmo horário – até nos finais de semana.

Tenha um diário

Pensar sobre ou fazer atividades estressantes pode fazer com que o seu corpo libere os hormônios do stress, fazendo com que a mente não descanse. Mas escrever sobre essas coisas estressantes em um diário, não faz tão mal. Na verdade, ajuda você a evitar o stress antes de dormir. Estudos sugerem que certos tipos de desabafos em um diário nos ajudam a focar no lado positivo do nosso dia, ao invés do negativo.

Resultado de imagem para chá de camomila

Tome chá de camomila

Essa bebida herbal pode reduzir a ansiedade, te ajudando a dormir melhor e mais calmo.

Se exercite regularmente

Estudos sugerem que alguns exercícios aeróbicos podem reduzir a ansiedade e melhorar a qualidade do sono das pessoas que sofrem de insônia.

Exercite-se cedo

Enquanto o exercício em si pode te ajudar na qualidade do sono, é importante que você faça exercícios pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Isso porque a adrenalina que nosso corpo guarda depois do exercício precisa de, no mínimo, duas horas para se esvair.

Tire uma soneca durante o dia

10 a 30 minutos na metade da tarde é a melhor maneira de garantir um sono agradável. Mais do que isso não é recomendado, visto que podemos entrar em estágios mais aprofundados do sono, que pode nos deixar meio sonolentos ao acordarmos.

Durma pelo menos, sete horas

Enquanto a maioria de nós não chega nem perto de 8 horas de sono, dormir pouco já está relacionado com um aumento de níveis de cortisol no sangue, que nos levam ao stress. Pesquisas recentes também sugerem que não dormir o suficiente está relacionado com resistência de insulina, uma condição em qual o corpo não consegue processar a insulina de maneira eficiente, sendo um fator de risco para o diabetes.

Não fique saindo do quarto na hora do sono

Perto do horário de dormir, fique apenas no seu quarto. Assim, a sua mente irá associar aquele local com relaxamento.

Crie um ambiente confortável

Seja escolher o colchão perfeito, deitar em um lençol de 500 fios, colocar cortinas pesadas para tapar as janelas ou deixar a TV ligada para ter algum barulho, tenha certeza que você está em um ambiente confortável antes de deitar na cama. Divide a cama? Fale com seu/sua parceiro/a para fazer essas mudanças, assim ambos terão uma boa noite de sono.

Mantenha o quarto em uma temperatura agradável

Entre 15 e 25 graus é a temperatura ideal. Um quarto com temperaturas extremas leva o corpo a ficar inquieto.

Resultado de imagem para chuveiro quente

Tome um banho quente antes de dormir

Isso ajuda a mente a relaxar, enquanto o aumento e a diminuição de temperaturas do corpo deixam você sonolento.

Escolha um horário para acordar

Assim como é bom dormir todos os dias no mesmo horário, é uma boa ideia ter sempre o mesmo horário para acordar – até nos finais de semana. Dormir e acordar a qualquer hora leva a sono o dia todo.

Recupere o sono perdido

Okay, nós sabemos que não tem como recuperar o sono que perdemos. Mas se você dormiu tarde e acordou cedo muitas vezes, tente voltar ao normal e ir para a cama uma ou duas horas antes.

Banner do site Reinehr.org