Que as segundas-feiras normalmente são um dia muito estressante nós já sabemos. Mas se você está sob estresse crônico – sofrendo uma demanda diária de hormônios do estresse por conta de muito trabalho ou problemas pessoais – os sintomas podem ser um pouco confusos a princípio. Se você experiencia algum dos sintomas mostrados a seguir, tire um tempo para você e para relaxar todos os dias. Este post está dividido em duas partes sendo a primeira hoje e a segunda na quarta-feira.

1º sintoma – dores de cabeça nos finais de semana

Uma baixa repentina nos seus níveis de estresse podem provocar enxaquecas de acordo com pesquisadores da Universidade de Washington. Durma a quantidade adequada e coma de maneira saudável, pois o sono e a alimentação são fatores muito importantes para a prevenção de dores de cabeça.

2º sintoma – cólicas horríveis durante a menstruação

As mulheres mais estressadas possuem o dobro de chance de experienciar uma dor horrível em forma de cólicas menstruais segundo um estudo da Universidade de Harvard. Pesquisadores colocam a culpa das dores na falta de balanço dos hormônios – que ficam ainda mais instáveis durante esse período do mês.

3º sintoma – boca dolorida

Uma mandíbula dolorida pode ser um sinal de rangimento dos dentes que normalmente ocorre durante o nosso sono e que pode ser acentuado em períodos de estresse. Peça ao seu dentista um protetor bucal noturno – mais de 70% das pessoas que utilizam esse protetor bucal acabam perdendo a mania de ranger os dentes.

4º sintoma – sonhos esquisitos

Os sonhos geralmente ficam melhores enquanto você dorme. Assim, você irá acordar em um melhor humor do que quando foi dormir. Mas quando você está estressado, você acorda mais vezes e acaba interrompendo esse processo progressivo de sonhos melhores. Assim você fica tendo sonhos ruins a noite toda – justamente porque acorda diversas vezes durante ela. Bons hábitos de sono podem te ajudar a prevenir esses sonhos ruins; planeje de 7 a 8 horas de sono por noite e evite o consumo de álcool e cafeína em horários próximos aos de ir para a cama.

5º sintoma – gengivas sangrando

De acordo com uma pesquisa brasileira que analisou catorze estudos, pessoas estressadas possuem mais chances de desenvolverem doenças periodontais. Níveis elevados crônicos do cortisol – um hormônio do estresse – pode prejudicar o sistema imunológico e permitir que as bactérias invadam as gengivas. Se você trabalha por muitas horas e está consumindo seu jantar na sua mesa, tenha junto a você uma escova e pasta de dente. Escove sempre seus dentes após as refeições, durma com qualidade e se exercite – assim o estresse irá diminuir.

Créditos de imagem: Alliance/Shutterstock