Você recorre à métodos caseiros anti-idade para a pele? Sabia que nem sempre eles funcionam? Dê uma olhada nesse post e descubra.

A indústria farmacêutica tem aproveitado o boom de preocupação com o envelhecimento precoce da pele nos últimos anos e lançou um sem-fim de produtos, muitas vezes extremamente caros ou envolvidos em polêmicas, como por exemplo, testes em animais. Várias pessoas, porém, têm recorrido à métodos naturais, muitas vezes pouco ortodoxos e inseguros. Abaixo listamos dois deles, que vê sendo muito utilizados, e descrevemos seu funcionamento.

 

Dieta alcalina

Várias pesquisas recentes tem mostrado os malefícios da acidez em nossos corpos, o que tem levado muitas pessoas à recorrerem à uma ingestão maior de alimentos alcalinos ou de baixa acidez. Uma crença popular se formou de que, se a dieta alcalina funciona para todo o corpo, deve ser benéfica para a pele

NÃO É BEM ASSIM

Embora a dieta alcalina, que tem como uma de suas bases a maior ingestão de frutas e legumes não faça mal nenhum à pele, não há nenhum estudo ou pesquisa conectando-a à algum benefício anti-idade. De qualquer forma, outros benefícios para nossa saúde são facilmente notados.

 

Dieta detox

Há quem acredite que restringir sua dieta, substituindo-a em algumas refeições por sucos ou shakes detox, pode ser benéfico para a pele, uma vez que estaríamos eliminando componentes indesejados.

COM CUIDADO, FUNCIONA

Processos de desintoxicação removem componentes de alimentos que possuem efeitos inflamatórios, que são a causa de muitos problemas de pele, como acne, cravos, e, sim, envelhecimento precoce. Restringir a ingestão de cafeína, açúcares, carnes vermelhas, laticínios e glúten por algumas semanas, também é extremamente eficaz.

Desintoxicar nossos corpos não vai fazer o relógio retroceder, principalmente em relação à pele, mas vai ajudar a desacelerá-lo. De qualquer forma, é extremamente indicado que você faça suas desintoxicações com acompanhamento médico, uma vez que interferir de forma tão drástica em sua alimentação (caso você opte pela restrição total à certos alimentos) pode trazer consequências.

 

Fonte da imagem: Pixabay.

Banner do site Reinehr.org