As constantes e bruscas mudanças de temperaturas nas semanas de meia-estação, fazem muita gente experimentar sintomas de resfriados e mal estar. Apesar de não conseguirmos evitar completamente esses casos, podemos minimizá-los.

Eis uma lista de três coisas simples que podemos incorporar às nossas rotinas e que podem nos ajudar a evitar ficarmos doentes.

 

Confie em seus intestinos

Ou quase isso. Na verdade, estamos das suas bactérias intestinais, que são aliadas importantíssimas de sua imunidade. Várias pesquisas realizadas nos últimos anos, por exemplo, tem ligado alimentos ricos em probióticos com a prevenção de resfriados em crianças, o que vale da mesma forma para adultos.

 

Tenha um desinfetante sempre à mão

Temos uma vida agitada, que nos obriga a estar de fora de casa e em contato com outras pessoas em locais públicos a maior parte do dia. Em outras palavras: milhões de bactérias em contato com a nossa pele. Ao mesmo tempo em que não precisamos surtar por causa disso, é bom sempre tentarmos nos higienizar de forma correta ao longo do dia, especialmente nossas mãos, que vão tocar e pegar coisas. Caso você não encontre uma pia com sabão disponível, a melhor opção é um desinfetante de mãos, daqueles com álcool gel que encontramos em qualquer farmácia. Um dos grandes problemas desses desinfetantes, porém, é a presença de triclosan, um interruptor hormonal que, com o tempo, pode causar danos ao nosso coração, por isso sempre confira os rótulos antes de comprar.

 

 Diga ohm

O estresse é um dos piores inimigos do sistema imunológico. Ao longo de nosso processo evolutivo, nosso organismo desenvolveu a capacidade de suprimir nosso sistema imunológico em períodos de grande estresse, para que toda nossa energia seja concentrada no processe de tentar resolver o problema que estamos enfrentando. A questão é que nosso organismo não consegue se “reparar” de forma adequada quando passamos por esses períodos, debilitando nosso sistema imunológico.

Uma das soluções é a meditação. Meditar ajudar a diminuir o número de biomarcadores associados com várias doenças, além de aumentar consideravelmente a atividade do sistema imunológico.

 

E por falar em meditação, sabia que o Medictando possui um programa para aprender a meditar em 21 dias? É rápido, prático e barato! Para participar, clique no banner ou AQUI.

 

Fonte da imagem: Gadini/Pixabay.

 

Banner do site Reinehr.org