Pedras Coloridas equilibradas

Em 24 de janeiro de 2007, Leo Babauta publicava em seu blog Zen Habits um texto no qual explicava seus propósitos e intenções com o material que há pouco havia começado a publicar. Hoje, um pouco mais de 10 anos depois deste texto, o Medictando passa a render uma justa homenagem a este ícone da “Produtividade Zen”.

Semanalmente, estaremos traduzindo e adaptando a obra publicada em ZenHabits.net aqui no Medictando. São mais de 1200 artigos (e crescendo!) que versam sobre produtividade, hábitos saudáveis, redução de ritmo, simplificação da vida, minimalismo, felicidade e muito mais.

Nas palavras do próprio autor:

“Eu amo a filosofia simples do Zen Budismo, encontro paz no zazen, e amo a estética minimalista.

Mas eu escolhi Hábitos Zen como título do meu blog porque ele descreve sua filosofia de uma forma concisa.

Este blog trata realmente sobre simplificar, melhorar sua vida, se tornar atento. Mas eu acredito que qualquer mudança em sua vida – especialmente aquelas que valem a pena fazer – são em última instância alcançadas através da construção de bons hábitos. Quero completar uma maratona? Então eu preciso cultivar o hábito de correr 4 a 5 vezes por semana. Eu devo cultivar o hábito do pensamento positivo. Isso também me ajuda a me transformar em uma pessoa que acorda cedo, que come de forma saudável, a cessar o tabagismo, como eu mesmo fiz.

Esses hábitos não nascem da noite para o dia. Você pode dizer a você mesmo. “Hey, cara, eu vou me tornar alguém que acorda cedo, começando amanhã pela manhã!”. Bem, você pode dizer isso a si mesmo, mas se você pensa que isso irá acontecer tão rapidamente, você está claramente sofrendo uma ilusão.

Não, estes hábitos precisam ser cultivados através da prática diária. É minha crença que você precisa praticar um hábito, tão focado quanto possível, todos os dias por ao menos um mês. Quando você só faz isso por uma semana, geralmente o hábito não dura. Mas quando você o pratica por um mês ou mais, ele continua. E isso não significa que você precisa ter sucesso todo santo dia… mas o importante está no tentar, e quando falhar, aprender a partir dos erros.

O Zen do título deste blog é uma forma simples de me lembrar sobre estar presente, de simplesmente viver, me mantendo centrado e em paz à medida em que faço minha lenta jornada criando bons hábitos e atingindo meus objetivos. Isso é tudo. Não sou um monge Zen ou um praticante Zen, entretanto, eu tento praticar o zazen sempre que posso. Eu nunca estudei com ajuda de um professor, embora tenha lido alguns livros Zen excelentes.”

Seja então muito bem-vindx a este espaço originalmente criado por Leo Babauta e que agora será trazido para o público de língua portuguesa pelo Medictando – o bem-estar a seu alcance. Faça muito bom uso do material aqui publicado e que ele seja tão transformador para você como tem sido para mim ao longo destes anos.

Rafael Reinehr
Fundador do Medictando & ZenNature

Banner do site Reinehr.org