*Por Leo Babauta.

Iniciei um novo hábito: uma rotina matinal. Na verdade, tentei focar em transformar essa rotina diária em um hábito.

Na verdade, testei várias versões diferentes de rotinas matinais nos últimos anos, e as aproveitei ao máximo; mas não consegui manter nenhuma durante um mês ou mais, e este foi meu objetivo neste teste mais recente.

O motivo pelo qual eu mais gosto da ideia de uma rotina matinal, não é apenas o sentimento de propósito, paz e ritualidade que isso traz para o meu dia, mas, acima de tudo, a garantia de que certas coisas serão realizadas toda manhã – meus objetivos, para ser mais preciso. Tenho tomado as minhas manhãs como um tempo de paz e quietude, dedicadas à realização de pequenas tarefas afim de atingir um objetivo maior.

Eis, então, minha rotina diária (no ano de 2007):

 

Rotina diária

  1. Acordar às 4:30;
  2. Beber água;
  3. Definir as três coisas/tarefas mais importantes do dia;
  4. Preparar os lanches do dia para mim e minha família;
  5. Tomar café da manhã e ler;
  6. Fazer exercícios ou meditar;
  7. Tomar banho;
  8. Acordar minha esposa e meus filhos.

 

Algumas observações: as “três coisas/tarefas mais importantes do dia” contém, pelo menos, uma tarefa que diz respeito à atingir objetivos maiores que defino para minha vida, além de uma ou duas tarefas relativas à minha rotina de trabalho. Certamente outras coisas surgirão ao longo do dia, mas meu foco é completar pelo menos essas três pré definidas.

Quanto à parte onde falo que me exercito ou medito, é importante dizer que mantenho um controle, como uma espécie de agenda, onde realizo um exercício diferente por dia – com exceção das sextas-feiras, que são dedicadas exclusivamente à meditação por pelo menos 10 minutos. E na verdade, costumo me exercitar à noite também, então, em muitos dias me exercitarei duas vezes – talvez pedale pela manhã e nade à noite, por exemplo.

E quanto ao fato de eu acordar às 4:30, eu apenas consegui atingir esse horários depois de meses tentando – inicialmente às 6:30, depois 5:30, 5:00, e finalmente 4:30.

 

Fonte da imagem: AlexVan/Pixabay.com

Banner do site Reinehr.org