*Por Leo Babauta.

Eu falei brevemente sobre isso antes, quando escrevi sobre minha rotina matial, mas acredito que preciso falar um pouco mais sobre as MITs: Most Important Taks, ou, em português, Tarefas Mais Importantes. Não é um conceito original, mas tem me ajudado diariamente.

A ideia por trás é bastante simples: suas MITs são as tarefas mais urgentes, seja porque você quer realizá-las o mais rápido possível ou porque você precisa finalizá-las naquele mesmo dia. No meu caso, adaptei-as à minha realidade e hoje tenho três MITs – as três coisas mais importantes que preciso finalizar naquele mesmo dia. É claro que faço muito mais coisas do que apenas estas três, mas o que quero dizer é que, não importa o que eu fizer, devo me assegurar de completar estas tarefas. Por isso começo meu dia com as MITs, logo após beber um copo de água depois de acordar.

A chave para fazer este sistema funcionar (para mim): pelo menos uma das MITs deve estar relacionado com alguma das minhas metas – enquanto as outras duas podem ser compromissos de trabalho (como acontece normalmente) ou qualquer outra coisa importante que precise entrar na lista. Isso me dá certeza de que estou fazendo alguma coisa diariamente para que meus objetivos se materializem.

E isso faz toda a diferença. Todos os dias eu faço alguma coisa que ajuda meus sonhos a se tornarem realidade. Construo a estratégia em minha rotina matinal, como disse acima: estabeleço um método para conseguir concluir ao menos uma etapa de meus objetivos. E isso acontece todos os dias, automaticamente.

Outra dica: estabeleça suas MITs logo no começo da manhã, não importa onde você estiver – em casa ou no ônibus ou metrô a caminho do trabalho. Se você deixar para mais tarde, vai acabar se envolvendo totalmente em outras tarefas de nossos dias tão atarefados e não conseguirá tirar um tempo para isso. Se você conseguir fazer isso logo cedo, o resto do dia será mais tranquilo.

Pode parecer complicado, mas é um sistema bastante simples e fácil de implementar, e mesmo assim, no meu caso específico, foi uma grande revelação o quanto consigo conquistar utilizando-o. Muitas vezes pequenas coisas levam à grandes conquistas. Recomendo que você dê uma chance às MITs.

Fonte da imagem: Engin Akyurt/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org