*Por Leo Babauta.

Você come enquanto lê? Então você já deve ter reparado a mesma coisa que eu: que muitas vezes podemos saborear uma refeição inteira sem termos realmente sentido o gosto da comida. Isso se aplica a tudo em nossas vidas: podemos passar uma tarde inteira com nossas famílias sem ter uma conversa de verdade com ninguém; podemos ir à praia ou a um parque e não reparar em nada ao nosso redor.

Então aqui vai uma dica que, embora seja super simples, é bastante difícil de pôr e manter em prática: pare e repare no que você está fazendo neste momento. Torne-se mais sensível ao presente, sem se preocupar o tempo todo com o passado e o futuro.

Claro que isso é difícil de realizar ao longo de todo o dia, mas a perfeição não é o ponto central aqui. Pare e faça isso vez ou outra, em momentos diferentes do dia, e apenas repare nas pequenas coisas – e aproveite-as.

 

Tente realizar esses simples exercícios abaixo (eles são realmente fáceis de por de prática, então não se assuste com a palavra “exercícios):

 

  • Quando comer sua próxima refeição, não leia e não pense em mais nada além da comida que está em seu prato. Sinta de verdade o cheiro e as texturas dos alimentos, o quão quente ou frios eles estão, sua multitude de sabores. Isso é ainda melhor se você estiver algo que você realmente gosta (amoras, no meu caso).
  • Na próxima vez que você estiver com alguém, quer seja a pessoa por quem você está apaixonado (a) ou apenas um colega de trabalho, pare tudo o que estiver fazendo, limpe sua mente de todas as coisas que sobraram, e tenha uma conversa de verdade. Ouça o que essa pessoa tem a lhe dizer e tente entender. Esteja por completo com aquela pessoa.
  • Assim que você sair para passear de novo, pare e olhe tudo ao seu redor. Aprecie a grandiosidade, a beleza e a simplicidade da natureza. Repare nos pequenos animais e plantas que você encontrar, de pássaros a insetos, e até mesmo a grama. Preste atenção nos elementos, ar e vento, água e chuva, a terra, o sol ou a lua ou as estrelas. As estrelas e o oceano sempre me dão uma perspectiva incrível sobre mim mesmo.
  • E quando for tomar banho, tente não pensar em nada além do próprio banho. Sinta a água caindo em sua pele e a espuma escorrendo pelo seu corpo, e aproveite essa sensação.

 

Você certamente pode pensar em outras coisas, mas essas são apenas algumas dicas. Mas se você experimentar de verdade essas experiências, elas serão incríveis, e a vida não parecer estar correndo no mesmo ritmo desenfreado de sempre.

 

Fonte da imagem: /Pixabay.

Banner do site Reinehr.org