*Por Leo Babauta.

Não um momento especificamente bom para nos dedicarmos a pensar no que queremos conquistar em nossas vidas. Vivemos rotinas intensas, e mesmo quando não estamos ocupados, ficamos praticamente vegetando em frente à TV ou atualizando os feeds de nossas redes sociais ao invés de refletir sobre nossas vidas.

Se você ainda não fez isso, faça hoje! Não vai levar mais do que 10 ou 20 minutos, e fará toda a diferença. E não é difícil. Na verdade, você provavelmente já tem uma boa ideia do que quer fazer, mas ainda não deve ter planejado como chegar lá. E caso você já tenha feito isso antes, mas não atualizou seu objetivos desde então, é hora de fazê-lo.

 

1. Como começar? Em primeiro lugar, pense no que você gostaria que as pessoas falassem sobre você em seu funeral. Essa ideia é do Stephen Covey, em seu 7 Habits of Highly Effective People, e tem até um nome: Começar Pensando no Final. E é também muito eficaz. Imagine que você está no final de sua vida, relembrando tudo o que viveu: o que você gostaria de ter conquistado? Que tipo de pessoa você gostaria de ter sido?

E eis a chave do segredo: comece a viver a sua vida que eventualmente você conseguirá atingir este ponto.

2. Uma vez que você já pensou um pouco, comece a anotar coisas que você gostaria de fazer antes de morrer. E essas coisas podem ser de áreas completamente diferentes, mas eis algumas para te inspirar: profissão, educação, família, espiritualidade, viagens, hobbies, comunidade, caridade. Você deve ter dezenas de outras em sua mente, e não precisam ser necessariamente ligadas às que acabei de citar.

3. Refine sua lista – ou a expanda. Depois desse brainstorm inicial, você provavelmente vai querer cortar algumas coisas. Mas se você quiser expandi-la, tudo bem, às vezes é bacana pensar grande.

4. Divida sua lista. O que você quer ter conquistado daqui a 10 anos? Ou daqui a 5 anos? 2 anos? 1 ano? Este mês? Divida seus planos entre estes períodos, e seu planejamento será mais sólido.

5. Haja! Eu costumo separar meus planos mensais em uma to do list semanal. O que posso fazer hoje para ajudar a promover meus objetivos de prazos mais longos? E se eu conseguir completar apenas um item, já fiz muito pelos meus sonhos de vida.

 

Dê um passo em direção à realização de seus sonhos, de suas metas de vida hoje, apenas anotando-os em um pedaço de papel e bolando uma estratégia para atingi-los.

 

Fonte da imagem: Olha_b/Pixabay. 

Banner do site Reinehr.org