*Por Leo Babauta.

Ontem aproveitei o dia para limpar toda a minha casa, do banheiro à cozinha, para deixá-la um pouco mais aprazível. Foi simplesmente maravilhoso. Me dá uma sensação tremenda de prazer poder relaxar em uma casa limpa.

Claro que, com seis filhos, isso não dura muito tempo, mas existem algumas coisas que podem ser feitas para mantê-la o mais limpa e arrumada possível.

 

Eis o que eu costumo fazer para manter minha casa uma zona livre de estresse:

1. Nunca deixo louça suja na pia. Ou do lado dela. Eu costumo limpar imediatamente qualquer bagunça que tenha sido feita na cozinha, deixando-a como nova, com a pia sempre limpa.

2. Arrumo o banheiro após usá-lo. É bastante rápido limpar a pia, a privada e o box do banheiro após o banho ou qualquer outro uso – leva apenas alguns minutos, mas o prazer em ter um banheiro limpo é indescritível.

3. Recolho as coisas jogadas pelas casa. Sabe aquelas coisinhas que as crianças deixam atiradas por todo canto? Eu as recolho ao longo do dia ou, então, deixa uma caixa sempre à mão para que elas possam ser jogadas lá e colocadas em seu lugar mais tarde.

4. Nunca deixo roupas atiradas pela casa. Eu tinha o hábito de deixar as roupas usadas porém ainda limpas jogadas pela casa, mas agora ou as penduro em cabides, ou as coloco no cesto de roupas sujas.

5. Tiro o lixo todos os dias. É uma questão de higiene, mesmo que a lixeira ainda não esteja cheia.

6. Dou uma arrumadinha em tudo antes de sair de casa. É maravilhoso chegar em casa e ver que tudo está limpo e organizado. Não precisa um grande esforço: apenas recolher algumas coisas atiradas e limpar outras já é o suficiente.

7. Arrumo a cama pela manhã. Eu faço isso antes ou depois de tomar banho. E, na verdade, eu adoro arrumar a cama.

8. Arrumo as coisas antes de dormir. É extremamente estressante para mim acordar em uma casa suja ou desorganizada. O melhor remédio, então, é arrumar um pouco as coisas antes de deitar para dormir.

9. Não empilho coisas. Havia um lugar na cozinha onde empilhávamos todo tipo de coisa: papéis, livros, revistas. Precisamos nos livrar disso. Pilhas são estressantes. Um bom jeito de evitá-las é, durante o dia, organizar a correspondência ou colocar as coisas no seus lugares após usar.

10. Não deixo bilhetes na geladeira. Eu os colo no calendário, evitando que a geladeira pareça uma enorme pilha de papéis.

11.Estou tentando ensinar meus filhos a arrumar suas coisas. O que mais me estressa na bagunça da minha casa é o fato de meus filhos não arrumarem suas coisas. É uma tarefa difícil, mas estou tentando. Vale a pena.

 

Fonte da imagem: kaboompics/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org