Milhões de pessoas lidam anualmente com longos (e nem sempre eficientes) tratamentos para controlar o nível de colesterol no sangue. Alimentar-se da forma correta, porém, pode ser muito mais eficiente – e é muitas vezes esquecido.

Vários alimentos são conhecidos como agentes importantes quando o assunto é diminuir o nível de colesterol no sangue – como o azeite, por exemplo -, mas a lista é muito maior. Nós separamos três bastante fáceis de encontrar e contamos porque eles são tão benéficos.

 

Chá

Teoricamente, apenas a infusão de flores e folhas de camellia sinensis podem ser chamadas de chá, e é justamente dela que estamos falando. Essa plantinha de origem asiática dá origem aos populares chás preto, branco e verde (esse último virou sinônimo de perda de peso há alguns anos). O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) fala em números bastante significativos: além de ajudar a prevenir doenças coronárias, o chá preto, especificamente, ao longo de uma série de testes, ajudou a reduzir até 10% da taxa de lipídeos no sangue dos pacientes em apenas três semanas.

 

Aveia

A aveia contém beta-glucano, uma substância que literalmente absorve o LDL (colesterol ruim), e quando eliminada o leva junto. O USDA fala em taxas de diminuição de até 5,3% após seis semanas consumindo duas porções diárias (daquelas padrões, indicadas na caixinha)

 

Abacate

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que diminuem drasticamente o nível do colesterol LDL e aumentam o de HDL (“colesterol bom”). Além disso, contém uma substância chamada beta-sistosterol, que ajuda a “esmagar” o colesterol: na verdade, ela ajuda a controlar a quantidade de colesterol que nosso corpo absorve dos alimentos. É também uma fruta super nutritivas: tem em média 300 calorias e 30 gramas de gordura por fruta.

 

Se o seu problema são os altos níveis de colesterol, talvez seja hora de mexer um pouco em sua dieta. Algumas mudanças simples podem fazer toda diferença. Lembre-se sempre de consultar o seu médico.

 

Fonte da imagem: Nipapun/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org