É muito difícil manter uma horta e um jardim saudáveis e 100% orgânicos, mas nós listamos abaixo 3 dicas simples que podem ajudá-lo a lidar com doenças, insetos e outros animais, como pássaros, sem apelar a produtos químicos.

 

Insetos

Hoje encontramos no mercado um sem fim de opções, que vão desde agrotóxicos pesados, alguns vendidos ilegalmente “por baixo” dos balcões de agropecuárias, até sementes que já vem com doses cavalares de venenos de toda sorte que prometem manter as pragas longe de suas plantas. Mas o preço para tanta química é altíssimo, especialmente se estamos falando de sua horta: não apenas o solo e a água ficam contaminados, como existe um sem fim de problemas de saúde que podemos desenvolver apenas entrando em contato com a terra ou ingerindo esses alimentos.

Uma dica simples para combater insetos é um “agrotóxico natural” feito à base de alho e pimenta. Na verdade, eles servem de condimento para um conhecido agente combatente de pragas: água com sabão. O alho e a pimenta aumentam a efetividade de combate do sabão, além de servir de “repelente”, protegendo as plantas.

A receita é super simples, olha só:

  • 1 dente pequeno de alho;
  • 1 pimenta pequena (pode ser dedo-de-moça, malagueta, ou a que você tiver disponível);
  • 1 colher de chá de sabão natural;
  • 1 litro de água.

Bata o alho e a pimenta com um copo de água (em torno de 300ml) em um liquidificador e deixe descansar por uma hora na geladeira. Coe a mistura com um filtro de café e despeje a mistura em um tubo de spray, adicionar o resto da água e o sabão. Misture um pouco e aplique nas áreas infestadas por insetos.

 

Doenças

Fungos são um problema recorrente em muitas hortaliças e plantas de jardim. Uma forma muita simples de combatê-los (e também ajudar a manter os insetos longe) é uma receita super simples de um spray feito à base de bicarbonato de sódio. É uma forma de fugir de caros e super tóxicos tratamentos químicos oferecidos pelas agropecuárias. Dá uma olhada na receita:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de chá de óleo vegetal (pode ser azeite, de arroz, de soja, girassol, etc.);
  • 1 colher de chá de sabão natural;
  • 1 colher de chá de vinagre;
  • 1 litro de água.

Dissolva o bicarbonato de sódio em um copo de água morna, despeje em um tubo de spray e adicione o resto da água e os outros ingredientes. Mexa com cuidado. Antes de realizar a aplicação nas plantas doentes, é importante remover as folhas e flores já muito danificadas, a fim de ajudar a conter a infecção. Aplique uma vez por semana, preferencialmente após cada vez que chover.

 

Animais maiores

Manter ratos, lebres (para quem vive no campo) e pássaros longe de suas hortas e jardins não precisa necessariamente de ratoeiras e espingardas. Esse é um caso difícil, e nem sempre existe uma solução definitiva e eficaz, mas vale a pena tentar. Confira essa receita e dê uma chance aos animais que vêm fazer um lanchinho em seu quintal de pensar duas vezes antes de acabar com suas alfaces:

  • 1/2 xícara de molho de pimenta (super picante de preferência – ou então bata no liquidificador uma pimenta inteira com um pouco de água ou azeite, deixando a mistura super concentrada);
  • 4 colheres de sopa de sabão natural;
  • folhas de plantas aromáticas (pode ser alecrim, calêndula ou alfazema);
  • 1 litro de água.

Bata as folhas e o molho de pimenta com um copo de água no liquidificador, coe a mistura com um filtro de café e despeje em um tubo de spray. Adicione o resto da água e outros ingredientes e misture cuidadosamente. Aplique nas plantas que costumam sofrer ataques de animais. Repita a aplicação semanalmente, especialmente após chover.

 

Fonte da imagem: Nadezhda56/Pixabay.

Banner do site Reinehr.org