Hoje, vamos falar de estresse e como diminuí-lo. Vou lhe mostrar como. Existem várias formas de relaxar depois de um dia particularmente agitado e estressante, mas o mais certo é que não nos livramos plenamente do estresse do cotidiano. Daí a importância de perceber a raiz de todo esse estresse e eliminá-lo de uma vez por todas!
Uma revisão cuidadosa da sua vida, juntamente com a alteração de alguns costumes, pode extinguir grande parte das fontes de estresse no seu cotidiano. Sejamos realistas, uma vida sem estresse não é possível. O estresse é uma resposta natural aos desafios da vida e uma vida sem desafios seria demasiado entediante. Concorda? No entanto, grande parte do estresse que há nas nossas vidas é inteiramente dispensável e pode ser naturalmente extinto graças a alguns passos. É lógico que isto não pode ser efetivado rapidamente, mas é algo em que vale a pena e devemos mudar em nossa vida.
Você é o tipo de pessoa que anda atrasado?
Estar atrasado estressa qualquer um. Temos de correr para chegar ao trabalho, correr para buscar o filho na escola, correr para levar a mãe ao médico, etc. Normalmente ficamos boa parte do tempo estressados, ficamos preocupados sobre o mal que vai nos acontecer! Aprenda a chegar cedo, faça deste um novo hábito e vai ver como se livra desse bendito estresse! Faça um esforço consciente para chegar sempre cedo, assim também poderá sair mais cedo. Um resultado direto deste esforço é que administrar vai ser muito menos estressante. Cronometre o tempo que demora a obter um resultado, sair de casa e levar as crianças para a escola, por exemplo. Se observar pode até ser mais ligeiro do que pensa, não? Uma vez familiarizado com os seus “tempos”, basta começar 10 minutos mais cedo, para chegar aos lugares com 10 minutos de antecedência, tranquilo e sem estresse, e é uma sensação fantástica!
Você vive de olho na agenda?
Desprender-se da agenda. Crie mais tempo livre na sua vida. Não é terminante que agende e programe cada minuto da sua vivência! Aprenda a evitar reuniões e a agrupar tarefas num só bloco de tempo. Quando alguém lhe pede para agendar uma reunião, procure outros meios resolver o assunto, quem sabe até por telefone ou por e-mail. Vai adorar ter uma agenda mais vazia.
Relaxe ao longo do dia.
É importante que ao longo do dia, especialmente no trabalho, faça pequenas pausas. Durante alguns minutos, pare tudo e faça uma massagem nos seus ombros, pescoço, cabeça, braços ou mãos; levante-se, estique as pernas ou espreguice-se; dê uma pequena caminhada; beba água. Se puder, vá até lá fora, apanhe ar fresco e contemple o céu azul. Converse com algum colega que goste de falar. A vida não se resume apenas a níveis de produtividade. As pausas de muitas pessoas são feitas a navegar online – para relaxar totalmente, evite o computador sempre que possível.
Como é seu ambiente?
Trabalhar e viver em ambientes simples, arranjados, limpos e sossegados, ao invés de cenários desordenados e abarrotados de distrações desagradáveis, é mais um procedimento dinâmico para uma vivência livre de estresse.
 
Você sabe o que lhe deixa estressado?
Este é o passo mais importante de todos. Ser capaz de identificar as suas fontes de estresse é o primeiro passo para poder extingui-las completamente. Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias e as suas semanas mais estressantes. Quais são as pessoas, as atividades, as tarefas ou as coisas que considera ser a raiz de todo o estresse? Elabore uma lista das 10 principais e veja o que pode ser suprimido de imediato. Para aquelas que não têm uma solução terminante, procure formas de suavizá-las, tornando-as menos estressantes.
Diminua o passo
Ande mais devagar. Em vez de viver a vida a correr, aprenda a suavizar, a fazer as coisas mais calmamente. Saboreie a comida, desfrute da companhia das pessoas à sua volta, se entregue ao prazer da natureza e da vida ao ar livre. Só esta dica pode livrar-lhe de momentos de estresse.

 

Lane Lucena 
❤💙❤
………………..
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Coach de vida e escrita. Criadora da “Coleção de Cadernos Terapêuticos EscrevArte – A arte de escrever” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se“.

Banner do site Reinehr.org