Nem sempre tudo aquilo que fazemos durante o dia é essencial. Sabia que isso nos gera altos níveis de estresse e de ansiedade?

Vamos começar o ano fazendo uma boa reflexão sobre alguns hábitos e maneiras de organizarmos o nosso dia.

Extinga obrigações dispensáveis
A nossa vida está cheia de obrigações, começando com as profissionais e passando pelas familiares, as ocupações domésticas, terminando nos entretenimentos, atividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras. Pese cada uma particularmente: a quantidade de estresse que brotam versus a importância que tem cada uma. Seja radical e faça o que tiver de fazer para abolir aquelas que lhe causam mais estresse do que prazer.

Você é uma pessoa organizada?
Todos temos uma pontinha de desordem dentro de nós. Mesmo que tenhamos desenvolvido e destacado um princípio de organização perfeito para isto ou para aquilo, a ordem natural das coisas é, mais tarde ou mais cedo, o descuido que, se não for arrancado a tempo, pode tornar-se confuso. E a desordem também é estressante – visualmente é horrível e se nos impede de encontrar as coisas que precisamos, pior ainda! Guarde um tempinho para se organizar: comece com o escritório e os mil e um papéis que lá sobram, passando progressivamente para as remanescentes lugares da casa.

O que você deixa para fazer depois?
Procrastinação. Deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje – todos cometemos isto! Só que, ao deixar que as tarefas da sua vida se empilhem, também gera estresse. Aumente o hábito de “fazer agora” ou “tratar prontamente” e mantenha tudo sobre controle e em dia.

Você faz mais de uma tarefa ao mesmo tempo?
Fazer simultaneamente muitas atividades pode parecer produtivo, mas de fato torna-nos mais vagarosos na medida em que não alcançamos concentrar-nos o satisfatório num só trabalho para poder conclui-lo. Entretanto, ficamos estressados. Faça apenas uma coisa por vez.

Evite as pessoas difíceis
Sabe aquela pessoa que você não consegue se entender? Sim, chefes, colegas de trabalho, clientes, vizinhos, até alguns amigos e familiares – aquelas pessoas que tornam a sua vida mais difícil. Por outro lado, podia sempre encará-los e tratar as vossas discordâncias, mas isso seria ainda mais estressante. O mais fácil é facilmente evitar.

 

Lane Lucena
❤❤

………………..
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Coach de vida e escrita. Criadora da “Coleção de Cadernos Terapêuticos EscrevArte – A arte de escrever” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se“.

Banner do site Reinehr.org