Autoconfiança

Autoconfiança significa: confiança em si mesmo. Para inspirar confiança aos outros, é necessário aprender a ter confiança em si. Pessoas autoconfiantes são determinadas, demonstram segurança, têm facilidade de exprimir suas ideias, encaram desafios, dominam novos trabalhos e tomam decisões acertadas, mesmo sob pressão.

O desenvolvimento da autoconfiança começa na infância. Uma educação super protetora ou imperiosa dada pelos pais, pode resultar em filhos inseguros e despreparados para enfrentar a vida. Quando permitimos que as crianças exprimam suas próprias opiniões e anseios, impulsionamos o crescimento da habilidade de decidir com confiança.

À medida que amadurecemos desenvolver autoconfiança deve ser uma prática constante, buscando vencer os medos e superar as fragilidades. Portanto, a autoestima desempenha uma influência vital. Gostar de si mesmo, confiar que pode, e que é tão inteligente e competente quanto os outros, é essencial para a vitória.

No entanto, a autoconfiança é extremamente mutável. Com o passar do tempo, nossas experiências vão memorizando monstros imaginários em nossa mente, que podem afligir a autoconfiança. Rejeições, danos, confusões, tensões e culpas, podem mudar a nossa vida de acordo com a postura que as encaramos.

Há pessoas, que não se ergueram mais depois de algum insucesso. Outras perderam a esperança depois de passarem dificuldades. Alguns jovens tornam-se inseguros em decorrência de algum acontecimento humilhante ou pelo fato de não terem uma beleza segundo os padrões hipocondríacos da mídia e da sociedade. A complexidade da imaginação humana pode fazer uma decepção tornar-se uma catástrofe emocional. É necessário aprender os segredos para usar a mente de forma prática e útil, não apenas de uma forma contrária e destrutiva.

 

autoconfiança

Desenvolver o seu potencial de realização não é algo simples. Todo e qualquer novo hábito, precisa de coragem e comprometimento para nos manter firmes no nosso propósito. É natural, duvidar e querer regressar, por medo de enfrentar situações de dúvidas. Se isso em algum momento lhe ocorrer, aprenda com as circunstâncias, e se prepare melhor para um novo desafio.

Não esqueça que você já possui soluções para ativar sua autoconfiança. Você pode ter o controle do seu estado emocional, através de fatores que determinam como se sente, em qualquer situação em sua vida.

Assim, como qualquer estado mental, a autoconfiança, é uma alternativa disponível para todos nós. Portanto, faça sua melhor opção. Escolha ser feliz! Escolha ser você! Viva sua essência.

 

Com amor,

Lane Lucena | Viva Sua Essência

 

…………

Missão do Viva Sua Essência: Despertar o autoconhecimento, autorrealização, transformação e superação.

Apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, formada em gestão comercial, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental, bacharelanda em psicanálise clínica, idealizadora do Viva Sua Essência e coach de vida. Colunista de paixão do Medictando.com. Criadora do “Curso EscrevArte – A arte de escrever” –  que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se”.

 

 

 

 

Banner do site Reinehr.org