O volume de informações, a pressão por resultados imediatos e a velocidade com que as mudanças acontecem nos vários campos de nossas vidas nem sempre poderão ser administrados sem um planejamento anterior. Isso significa dizer, por exemplo, que organizamos a mala para uma viagem de acordo com os estados que esperamos encontrar no nosso destino. Ninguém levará roupas de inverno para um local de clima quente, muito menos levará trajes de banho para uma região que sempre nevou. Os múltiplos projetos que temos devem ser enfrentados da mesma forma!

4 Dicas importantes

Devemos priorizar as coisas certas
A organização começa pela escolha das ações que irão conduzir o restante das ações. Não é necessário colocar trabalho acima de família ou lazer, mas não deixar nenhuma das prioridades necessitadas de dedicação. Ganhar dinheiro é algo formidável, mas é fim ou meio? Determinar o que faz uma pessoa feliz esboça a conduta que deve adotar, assim como identificar os pontos mais importantes de uma agenda para não sair lesado. Não subestime a importância de um hobby, mas faça por onde fazer jus a reserva de um espaço na agenda para ele.

Postura
De nada adianta ler vários livros de autoajuda e assistir palestras sobre organização se não houver empenho. A mudança de hábito é responsabilidade sua, portanto vencer a preguiça e programar tais alterações requer força de vontade, sem ficar procurando culpados. Abandonar e obter desculpas é fácil, agora ter atitude e enfrentar desafios como organizar a papelada, a agenda e os compromissos requer disciplina. Quando algo é importante você age de acordo. Assim deve ser com todos as obrigações.

Administrar o tempo
Quantas vezes não ouvimos alguém dizer que o dia é muito curto? Pois quando isso acontece ou a pessoa assume obrigações demais ou não está sabendo gerenciá-los. Não podemos querer abraçar o mundo todos os dias se o tempo disponível for pequeno. Extinga o desperdício, se esforce para ser preciso, guarde o tempo necessário para cada atividade, utilize uma agenda, perca tempo organizando material ao invés de perder quando for procurar algo.

Evite improvisos
Não assumir compromissos futuros por temer não desempenha-los não resolve o problema. Lidar com urgências somente quando aparecem é uma forma arriscada de administrar as prioridades. Perdem-se muitas oportunidades e interesses por surpresas de última hora. Pensar sobre a importância e o desejo de encontrar uma pessoa especial no horário marcado pode ser um grande incentivo para terminar o serviço no escritório o quanto antes, ao invés de se distrair com outras coisas.

Espero que essas dicas possam te ajudar a começar a desenvolver a organização pessoal.

Com amor,
Lane Lucena
❤💙❤
…………
Lane Lucena é apaixonada pela vida. Mãe da Maria Carolina, psicanalista clínica, pós-graduada em comportamento organizacional e gestão de pessoas, especializações em psicopedagogia clínica e psicologia e saúde mental. Idealizadora do Viva Sua Essência e do Psiqueanalise.com. Coach de vida e escrita. Criadora da “Coleção de Cadernos Terapêuticos EscrevArte – A arte de escrever” – que utiliza o recurso da escrita expressiva e intuitiva como ferramenta do autoconhecimento e escritora do atual livro: “O Poder do Permita-se“.

Banner do site Reinehr.org